14 de novembro, de 2025 | 08:00
Ipatinga celebra 100 anos do Congado do Ipaneminha com festa cultural neste sábado
Divulgação
Evento terá cortejo, apresentações culturais, shows e a presença das Guardas de Congado da região
Evento terá cortejo, apresentações culturais, shows e a presença das Guardas de Congado da regiãoMúsica, fé, artesanato, comidas e bebidas típicas prometem marcar, em grande estilo, a celebração dos 100 anos do Congado do Ipaneminha, neste sábado (15), na comunidade rural de Ipatinga. O evento, com programação prevista para iniciar às 11h, é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), em parceria com o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário Congado do Ipaneminha, com financiamento do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Ipatinga (Fumpac).
A programação artística do centenário promete valorizar as expressões culturais populares e religiosas, com apresentações do Grupo Baque Mulher, Grupo de Batuque do Cocais e Travessão, Boi Balaio do Pedra Branca, Grupo de Capoeira Quilombo do Queimado e Grupo Tamborellas. O público também poderá acompanhar um momento de louvor com o Padre Paulo Leal, seguido pela Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço, que trará clássicos da música de raiz. A noite será encerrada com dois shows: Guto Rangel, representando o melhor do sertanejo, e Douglas Netto, com muito forró.
O secretário Carlão Oliveira enfatiza a importância da celebração. Celebrar o centenário do Congado do Ipaneminha é reconhecer a grandeza de uma história construída com fé, trabalho e amor à tradição. É valorizar o legado de homens e mulheres que mantêm viva uma das expressões culturais mais significativas da nossa cidade”.
Carlão também destaca que a Semcel tem ampliado o apoio às expressões tradicionais do município, valorizando o patrimônio imaterial e promovendo o fortalecimento de grupos que mantêm viva a cultura popular. Mais do que uma festa, o centenário é um marco da continuidade de uma tradição que segue inspirando novas gerações e reafirmando a identidade cultural de Ipatinga”, completa.
Um espaço de memória
No coração da zona rural de Ipatinga, nasceu há um século uma tradição que atravessou o tempo e manteve viva a essência da cultura popular mineira. Fundado em 1925 por descendentes de pessoas escravizadas, o Congado do Ipaneminha une gerações em torno da devoção a Nossa Senhora do Rosário, da música e da preservação das raízes.
Mais do que uma manifestação cultural, o Congado é um espaço de memória, encontro e aprendizado, que reafirma valores e mantém viva a história de um povo que expressa sua fé por meio da dança, do canto e das celebrações religiosas. Para o mestre Aristeu Rosalino, liderança do Congado do Ipaneminha, a data representa a continuidade de uma história marcada por fé e resistência. São 100 anos de luta, união e alegria. Ver essa tradição viva por tanto tempo é uma bênção para todos nós”, enfatiza.
Programação
11h Acolhimento das Guardas de Congado13h Cortejo e hasteamento da bandeira
▪ Desfile e apresentações das Guardas convidadas
▪ Dança das Fitas e momento de fé e devoção a Nossa Senhora do Rosário
14h30 Apresentações culturais populares
▪ Grupo Baque Mulher
▪ Grupo de Batuque do Cocais e Travessão
▪ Boi Balaio do Pedra Branca
▪ Grupo de Capoeira Quilombo do Queimado
▪ Grupo Tamborellas
16h30 Louvor com Padre Paulo Leal
18h20 Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço
20h Show com Guto Rangel (sertanejo)
21h10 Show com Douglas Netto (forró)
Além das apresentações culturais, o evento contará com uma programação voltada à valorização das tradições locais. Haverá barraquinhas com comidas e bebidas típicas, exposição e comercialização de produtos do Ipatinga Rural, da Aagrifipa (Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipatinga), da Escola Municipal Professor Mário Casassanta e da Associação de Moradores do Ipaneminha, bem como uma mostra de artesanato.
Transporte
Para facilitar o acesso, a Saritur disponibilizará horários especiais da linha 404. O ônibus sairá do Centro de Ipatinga às 18h e retornará do Ipaneminha às 22h30. A iniciativa garante que todos possam aproveitar a festa com segurança e comodidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]










