13 de novembro, de 2025 | 07:32
Acidente entre caminhão e ônibus na BR-381 em Ipatinga deixa seis feridos
Cabos de telefomunicações caíram e ficaram suspensos a baixa altitude sobre as duas pistas; havia risco de queda de poste e trânsito foi fechado totalmente em uma pista e parcialmente na outra
Alex Ferreira - Jornalista do Diário do Aço
Seis pessoas ficaram levemente feridas em um acidente que aconteceu no começo da manhã desta quinta-feira (13), na pista do sentido a Governador Valadares, da avenida Pedro Linhares Gomes, trecho urbano da BR-381 no bairro Iguaçu em Ipatinga.
Um caminhão Ford Cargo, que seguia no sentido a Governador Valadares, atingiu a traseira de um ônibus da Saritur que trafegava no sentido ao Centro de Ipatinga, exatamente no ponto onde há a conversão que sai da avenida Pedro Linhares para a Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458.
O condutor do ônibus relatou que tinha saído do bairro Bom Jardim e trafegava no sentido ao Centro de Ipatinga. Ele afirma que sinalizou para parar no ponto ao lado da entrada da passarela no Iguaçu, para desembarque de passageiros.
Nesse momento, houve a colisão do caminhão na traseira do ônibus e, consequentemente, o coletivo foi projetado à frente, vindo a chocar-se contra um poste de rede elétrica Cemig. O equipamento foi partido na base e ficou pendurado pelos cabos da rede elétrica.
Cabos de telecomunicações caíram e ficaram suspensos a baixa altura sobre as duas pistas, havia risco de queda do poste comos cabos energizados e o trânsito foi fechado totalmente em uma pista e parcialmente na outra.
Atendido às vítimas
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da concessionária Nova 381 foram para o local e prestaram socorro a alguns passageiros do ônibus que ficaram feridos e também ao motorista do caminhão, que dispensou o atendimento.
A informação repassada à reportagem do Diário do Aço pelo sargento José Osmar, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), é que seis passageiros que estavam no ônibus ficaram feridos e precisaram do socorro da equipe de resgate da concessionária da 381, Bombeiros e Samu. Os motoristas não ficaram feridos. Veja, abaixo, vídeo do local do acidente, com mais informações:
Dinâmica do acidente
O motorista do caminhão informou ao Diário do Aço que trafegava para Caratinga levando uma carga de argamassa e tinta. Quando passava exatamente debaixo da passarela do bairro Iguaçu, ele pegou a pista da direita para convergir sentido ao centro de Ipatinga para acessar a BR-458.Nesse momento, o ônibus reduziu a velocidade à sua frente. O motorista do caminhão alega que não conseguiu parar a tempo e colidiu na traseira do ônibus, projetando o coletivo contra o poste. O motorista do veículo de transporte coletivo, por sua vez, afirmou que iria parar no ponto de ônibus para desembarque e que sinalizou a manobra.
Alex Ferreira
Motorista do Ford estava na faixa da direita para convergir no sentido a Caratinga, quando ônibus reduziu a velocidade
Motorista do Ford estava na faixa da direita para convergir no sentido a Caratinga, quando ônibus reduziu a velocidade Alex Ferreira
Coletivo foi projetado contra um poste, que ficou tombado, travado pelos cabos da rede elétrica
Coletivo foi projetado contra um poste, que ficou tombado, travado pelos cabos da rede elétrica
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Leandro Ferreira dos Santos
14 de novembro, 2025 | 08:08Motoristas de ônibus, e suas manias de chegar adentrando a frente dos outros sem nenhum profissionalismo. Pessoas sem quesito nenhum aqui de motorista, o povo de Ipatinga e região são um dos mais ignorantes no trânsito, muita correria e barbeiragem pra pouco conhecimento, o motorista do ônibus nitidamente entrou de uma vez pra parar no ponto de passageiros, ele não podia ter reduzido a velocidade e ficado atrás do caminhão sabendo que iria parar?, faltou direção defensiva a esse sujeito do ônibus.”
Biriba
14 de novembro, 2025 | 05:54Quero parabenizar as autoridades que trabalharam nesta ocorrência. Sou funcionário da Cemig e passei pelo local para ir para o trabalho. Apurei junto aos militares que eles tinham liberado a passagem dos veículos em meia pista, sentido a GV. Como os cabos de telefonia baixaram muito, foram atingidos por um caminhão aumentado o risco de queda do poste e também o risco de choque elétrico caso os cabos tocassem o solo. O pior seria se, ao caírem energizados, tocassem no ônibus ou no caminhão, nas equipes de apoio ou de resgate. Foi um momento de muita tensão onde os socorristas e os policiais correram riscos. Não havia outra coisa senão isolar a área. A população ficou prejudicada, porém não houveram maiores consequências, nem mesmo acidente com os cabos energizados. Imaginem num trânsito caótico como o do Vale do aço tentar liberar o trânsito sob estas condições adversas. Parabéns aos militares e demais envolvidos. O QUE FICA DE REFLEXÃO PARA NÓS E QUE O DESRESPEITO A REGRA DE TRÂNSITO CAUSOU TODA ESTA SITUAÇÃO. UMA CONDIÇÃO SIMPLES TERIA EVITADO ESTE CAOS: MANTER DISTÂNCIA DE SEGURAN DO VEÍCULO QUE TRAFEGA A SUA FRENTE.”
Francisco Sá
14 de novembro, 2025 | 05:51Nem o reporter escrevendo dez vezes na reportagem que não dava para passar porque cabos de telecomunicações tinham baixado na travessia das DUAS PISTAS, as pessoas não entendem que não havia como liberar o tráfego. Gente, vamos ler e interpretar primeiro. Nem explicando que o poste de uma rede de alta tensão precisava ser trocado, o que é operação complexa precisava ser trocado, pois ameaçava cair, as pessoas não entendem que havia riscos no local .”
B2@
14 de novembro, 2025 | 00:48O causador do acidente não respeitou a distância de segurança. Isso, não há como negar.”
Biriba
14 de novembro, 2025 | 00:44Gratidão aos guardiões desta cidade do Vale do Aço que cuidaram de nossa segurança , mesmo sendo injustamente criticados.”
Ana Paiva
13 de novembro, 2025 | 13:37Ipatinga nao tem planejamento quando se trata de urgencia e emergencia, nao havia necessidade de bloquear toda a Br. Ridiculo isso. Vamos contratar profissionais de fora, porque os daqui, tudo burr-o”
José Serra
13 de novembro, 2025 | 13:12Ando nessas gaiolas chamadas ônibus de Ipatinga e agora vejo que mais um ônibus - lixo - vai parar de rodar.
Prefeito e sua trupe ,que só andam de carro em ar condicionado, está conveniente com a Saritur e o contribuinte que se lasque.”
Luiz Sinsero
13 de novembro, 2025 | 12:42Conseguiram parar a cidade em função de um acidente de pequena proporção em um local com três pistas de rolamento, porque não liberaram pelo menos uma pista para o trânsito fluir, incompetência pura dessas otoridades; polícia de trânsito municipal, polícia rodoviária, são muito ruins de serviço, cada um querendo aparecer mais que o outro.”
Sabonete
13 de novembro, 2025 | 12:30Ponto de ônibus totalmente em local errado.....”
Cassio Grigorio Vargas
13 de novembro, 2025 | 12:01Passo todos os dias pela BR381 em Ipatinga, os caminhonistas estão fazendo cada coisa errada. Infelizmente, até mesmo os fertram. Só Jesus para proteger quem vai atras ou na frente deles.”
José Carlos Oliveira
13 de novembro, 2025 | 10:18Só sei que a cidade virou um caos. Horto, parou tudo, Bom Retiro/sentido Hospital, parou tudo. Iguaçu, não passava nem bicicleta. Motoristas de fora, que não conhecem a cidade foram parar em tudo quanto é lugar. Gente, gente, essas cidade não tem um plano de emergência para isso não? Com equipes sinalizando as principais entradas nas rotas alternativas? Por exemplo, somente quem é de Ipatinga sabe que a entrada para a Burle Marx, a partir do Iguaçu, se dá pela Altina Gonçalves. Ou então descendo pela Pedras Preciosas.”
Fernando
13 de novembro, 2025 | 08:50? plenamente possível liberar a via diante de um acidente como esse.
Não entra na minha cabeça a necessidade de interditar TUDO, prejudicando o deslocamento de tantas pessoas.”
Viewer
13 de novembro, 2025 | 08:48Pelo tamanho das marcas de frenagem no asfalto ele estava correndo demais para o trecho.”