CÂmara de Ipatinga 728x90

11 de novembro, de 2025 | 14:35

Centro de Memória Usiminas e Parque Ipanema receberão iluminação natalina

Divulgação
Projeto patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, vai promover inauguração de luzes, cantatas e Circuito Natalino com ação solidáriaProjeto patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, vai promover inauguração de luzes, cantatas e Circuito Natalino com ação solidária

Mais de 300 mil lâmpadas vão iluminar o Centro de Memória Usiminas e o Parque Ipanema nesta edição do projeto Seminaluz, que celebra 20 anos de fomento à iluminação cênica, a formação de profissionais e a democratização do acesso à cultura em Minas Gerais. A abertura das ações será no próximo sábado (15), às 20h, com o acendimento da iluminação do Centro de Memória Usiminas e a apresentação da cantata do Grupo Violaço, divulgou o Seminaluz. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

No dia 2 de dezembro, às 20h, o Parque Ipanema recebe a iluminação de Natal, com cantata e a tradicional chegada do Papai Noel. A decoração natalina ficará nos espaços até janeiro de 2026 para visitação pública. A iniciativa é realizada pelo Instituto Seminaluz, Hibridus Ponto de Cultura em parceira com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga e da Cênika Produções. O projeto integra a agenda de eventos da prefeitura com o tema “Ipatinga, Cidade Luz”.

O diretor de Relações Institucionais e Comunidades da Usiminas, André Chaves, reforça a importância da iniciativa como forma de movimentar a cidade em muitos aspectos. “É uma alegria poder celebrar com a comunidade esse período tão especial, em que o Natal se aproxima e enche a cidade de luz e esperança. Iluminar alguns pontos importantes de Ipatinga, além de movimentar o turismo e a economia, é uma forma de renovar nossos laços com as pessoas e com os lugares que fazem parte da nossa história”, frisa.

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), fala da importância do projeto e parcerias. "O Ipatinga Cidade Luz vem se consolidando como uma grande programação cultural e turística da nossa cidade, envolvendo projetos e grandes parceiros, a exemplo do Seminaluz e Usiminas, movimentando a economia local e trazendo mais beleza e alegria para as famílias e visitantes durante as festividades de fim de ano", enaltece.

O Seminaluz completa 20 anos de história e celebra o trabalho de fomento à iluminação cênica, a formação de profissionais e a democratização do acesso à cultura em Minas Gerais. “Iluminamos patrimônios, mas principalmente histórias. O projeto movimenta a economia criativa, fortalece o turismo cultural e valoriza agentes e artistas locais, criando oportunidades”, destaca o diretor do Instituto Seminaluz, Morrison Deoli.

Circuito natalino
Além das iluminações, o projeto realiza o Circuito Natalino, entre os dias 15 e 19 de dezembro, em parceria com os CRAS dos bairros Vila Celeste, Limoeiro, Bethânia e Veneza II. A ação leva o tradicional trenzinho de Natal às comunidades, com a presença do Papai Noel e uma campanha de arrecadação de brinquedos para doação a crianças atendidas pelos Centros de Referência — unindo arte, solidariedade e participação social.

A programação 2025 do Seminaluz encerra com a realização de duas cantatas no Parque Ipanema em dezembro, com o Coral Fundação São Francisco Xavier (20/12) e Grupo Violaço (21/12), sempre às 20h.

15/11Centro de Memória Usiminas

20h | Acendimento da Iluminação de Natal e Cantata com Grupo Violaço

2/12
Parque Ipanema
20h | Acendimento da Iluminação de Natal e Cantata

15 a 19/12
Circuito Natalino - 8h

20/12
Parque Ipanema
20h | Cantata de Natal – Coral FSFX

21/12
Parque Ipanema
20h | Cantata de Natal – Grupo Violaço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário