11 de novembro, de 2025 | 09:00
Operação Egeia V cumpre mandados judiciais contra envolvidos em crime de abuso sexual infantojuvenil
Divulgação PF
A Polícia Federal ressalta a importância da participação da sociedade na denúncia de toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.
A Polícia Federal ressalta a importância da participação da sociedade na denúncia de toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (11/11), a Operação Egeia V”, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil. Foi cumprido em Governador Valadares mandado judicial de busca e apreensão, expedido pelo Juízo da 2ª Vara Federal.
A medida decorre de investigação em ambiente cibernético que identificou o armazenamento e compartilhamento pelo investigado de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.
Durante o cumprimento do mandado, o indivíduo foi preso em flagrante delito por estar na posse de material contendo registros de abuso sexual de crianças e adolescentes - crime considerado hediondo, conforme a legislação brasileira.
A Polícia Federal ressalta a importância da participação da sociedade na denúncia de toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.
Embora o termo pornografia” ainda conste na legislação brasileira (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990 ECA) para definir qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional tem adotado a expressão abuso sexual de crianças e adolescentes” ou violência sexual infantojuvenil”.
Essa nomenclatura reflete de forma mais precisa a gravidade e a violência infligidas às vítimas desses crimes devastadores.
A Polícia Federal reforça o alerta aos pais e responsáveis quanto à importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes sobre os riscos presentes tanto no mundo virtual quanto no físico.
Conversas abertas sobre os perigos da internet, o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, além do acompanhamento próximo das atividades online, são medidas fundamentais de proteção. (Com informações da Comunicação Social - Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares/MG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













