09 de novembro, de 2025 | 08:40

Unigal celebra 25 anos de produção neste domingo

Bruna Lage
O forno de recozimento é um dos equipamentos que chamam atenção na área da empresa  O forno de recozimento é um dos equipamentos que chamam atenção na área da empresa

Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço

A Unigal completa neste domingo (9) 25 anos de produção. E para celebrar a data, a equipe do Diário do Aço foi convidada a conhecer os processos e a estrutura de Ipatinga. Construída em anexo à planta industrial da Usina Intendente Câmara da Usiminas em Ipatinga, a joint venture formada em 1999 tem clientes importantes em sua carteira e qualidade reconhecida.

A gerente técnico da Unigal, Izabela Diniz Duarte Bisi, explica que a Unigal é uma joint venture (parceria, associação entre empresas) da Nippon Steel com a Usiminas, um acordo formado no ano de 1999. “Então estamos completando 25 anos de produção, mas na verdade são 26 anos, desde o início da construção aqui dentro da Usiminas, na unidade de Ipatinga”, esclarece.

Produção
Izabela acrescenta que a Unigal é uma linha de galvanização por imersão a quente, onde o produto laminado a frio da Usiminas é recebido. “E então fazemos o revestimento por imersão, uma camada de zinco, que tem como principal objetivo oferecer mais resistência à corrosão. Então hoje, diferentemente do passado, a parte de eletrodomésticos, que é a linha branca, utiliza o aço galvanizado. O que antes rapidamente, mesmo sendo pintado, acabava o corroendo com o tempo. O que já não se vê exatamente porque temos usado bastante o aço galvanizado, que oferece uma proteção a mais contra corrosão. Esse é o papel da Unigal”, pontua.
Anderson Figueiredo
Izabela Diniz Duarte Bisi é gerente técnico da UnigalIzabela Diniz Duarte Bisi é gerente técnico da Unigal


Principais clientes
A gerente técnico salienta que entre 60 e 70% da produção da Unigal atende ao setor automotivo. “Então realmente é o nosso carro-chefe, tendo como principal cliente a Toyota. Aqui no Brasil, toda a produção é com aço exclusivamente da Usiminas, sendo grande parte dele da Unigal. Então, além de ser o nosso principal cliente em volume, é um cliente exclusivo da Usiminas”, detalha.

Além do setor automotivo, a Unigal atende a linha branca: eletrodomésticos, geladeira, armários de cozinha. “Temos também a linha amarela, para o setor agrícola, que hoje está muito em alta. Inclusive silos, eles utilizam o material galvanizado sem pintura. Exatamente por oferecer uma resistência à corrosão, a gente não precisa nem pintar esse material”, revela.

Razões para celebrar
Nesta data, Izabela enfatiza que a Unigal tem muitas razões para celebrar, com bases sólidas e forte atuação, mesmo diante de um mercado cada dia mais competitivo. “Já temos outros concorrentes no mercado, mas sem dúvida nenhuma o que mantém a Unigal forte, principalmente no [mercado] brasileiro, é a qualidade dos produtos ofertados. Esse é o nosso diferencial. Aqui nós focamos em produção de aços de primeira qualidade, atendendo a todos os requisitos dos clientes. Por isso nós temos clientes que são exclusivos, não compram de outros fornecedores, somente da Usiminas e da Unigal. Isso é o que nos mantém com muita força dentro do mercado perante os nossos concorrentes”, reitera.
Anderson Figueiredo
Ronaldo Rodrigues Vieira trabalha na Unigal há décadas e atualmente é especialista de produção Ronaldo Rodrigues Vieira trabalha na Unigal há décadas e atualmente é especialista de produção

Novo gerente, o mesmo foco
Na semana que passou a direção da Usiminas teve algumas mudanças. Silmar Luis Rabelo assumiu a vice-presidência de Tecnologia e Qualidade da Usiminas. Já na Gerência-Geral da Unigal, o novo titular é Arthur de Castro Souza. “Assumir esse novo cargo realmente é uma grande honra. Porque ser gestor é uma responsabilidade muito maior do que definir e acompanhar metas. É inspirar pessoas e tomar decisões que estejam muito alinhadas com os valores da empresa. Então, nessa nova posição, eu tenho que garantir uma integração entre as áreas para que a gente possa ter resultados consistentes e alavancar cada dia mais as entregas da Unigal, que é nosso foco”, enfatizou Arthur de Castro Souza.
Anderson Figueiredo
Arthur de Castro Souza, gerente-geral da Unigal, destaca o foco em resultados consistentes Arthur de Castro Souza, gerente-geral da Unigal, destaca o foco em resultados consistentes

Ronaldo e Unigal, histórias que se confundem

O engenheiro especialista de produção, Ronaldo Rodrigues Vieira, trabalhava na Usiminas Mecânica em 1998. E após uma reforma no alto-forno 3, teve a oportunidade de ir para Unigal como operador. “Na época estavam montando ainda os galpões e os equipamentos. Nós começamos a fazer treinamentos, viajamos para o Japão numa equipe de 22 pessoas para fazer treinamento operacional. Nós ficamos lá durante um mês. Quando nós voltamos, a linha ainda estava em fase de montagem. Então nós participamos das montagens dos equipamentos, dos ajustes, dos setups e do startup”, recorda.

Ronaldo diz ser uma satisfação trabalhar na Unigal, onde está desde antes de a produção começar. “Eu vivi muita coisa, vi muita gente completar o seu ciclo, eu vi muita gente iniciar, começar o primeiro emprego aqui e todos trabalhando de forma integrada, de forma muito colaborativa. Temos um relacionamento muito próximo com todas as pessoas, como se fosse uma grande família. Então a história da empresa acaba se confundindo com a minha história de vida”, conclui. Veja, abaixo,vídeo com as entrevistas e imagens da fábrica.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário