08 de novembro, de 2025 | 08:00
Fé, cultura e tradição: Comunidade do Ipaneminha celebra a 78ª Festa do Rosário
Divulgação
Celebração marca o início das homenagens ao centenário do Congado do Ipaneminha, uma das manifestações culturais mais antigas e simbólicas de Ipatinga
Celebração marca o início das homenagens ao centenário do Congado do Ipaneminha, uma das manifestações culturais mais antigas e simbólicas de IpatingaO município de Ipatinga convida a população a participar da 78ª Festa do Rosário, que será promovida neste domingo (9), na Comunidade do Ipaneminha, na zona rural do município, em evento financiado pelo Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Ipatinga (Fumpac). A festa tem parceria com o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário - Congado do Ipaneminha.
Neste ano, a tradicional celebração ganha um significado ainda mais especial, pois integra as comemorações do Centenário do Congado do Ipaneminha, uma das manifestações culturais mais antigas e representativas da história ipatinguense, símbolo de fé e identidade popular.
No coração da zona rural de Ipatinga, nasceu há um século uma tradição que atravessou o tempo e manteve viva a essência da cultura popular mineira. Fundado em 1925 por descendentes de pessoas escravizadas, o Congado do Ipaneminha une gerações em torno da devoção a Nossa Senhora do Rosário.
Mais do que uma manifestação cultural, o Congado é um espaço de memória, encontro e aprendizado que reafirma valores e preserva a história de um povo que expressa sua fé por meio da música, da dança e das celebrações religiosas.
Carlão Oliveira, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, destaca o papel do evento na valorização das raízes culturais da cidade. Ipatinga tem muita história pra contar. Essa tradição continua viva no coração do Ipaneminha, e no domingo você vai fazer parte dessa festa magnífica, que é símbolo da nossa cultura e da nossa fé. A Festa do Rosário deste ano tem um significado ainda maior, pois integra as comemorações do Centenário do Congado do Ipaneminha”.
Para Aristeu Rosalino, mestre do Congado do Ipaneminha, cada celebração é uma forma de manter viva a memória dos antepassados e se comprometer com a devoção à padroeira. O Congado é a nossa vida, é o que nos liga a quem veio antes e o que deixaremos para quem vem depois. É fé, é respeito, é união. A Festa do Rosário é o momento mais bonito do ano para nós, quando as guardas se encontram, cantam, dançam e agradecem à Nossa Senhora do Rosário por mais um ano de caminhada”.
Além da Festa do Rosário, a comunidade se prepara para outro grande momento. No dia 15 de novembro será promovida a Festa do Centenário do Congado do Ipaneminha, com programação especial que será divulgada em breve.
Programação 78ª Festa do Rosário
8h Recepção das guardas convidadas com café mineiro10h Saudação à Igreja
11h Missa
12h30 Almoço comunitário
14h Dança das fitas, bingo e leilão
16h Troca das coroas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]










