DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

05 de novembro, de 2025 | 13:31

Reconhecimento facial permite a prisão de mais de mil foragidos em Minas Gerais

Cristiano Machado / Imprensa MG
Entre os detidos estão pessoas com mandados de prisão em aberto por crimes graves como tráfico de drogas, homicídio, roubo, estupro e violência domésticaEntre os detidos estão pessoas com mandados de prisão em aberto por crimes graves como tráfico de drogas, homicídio, roubo, estupro e violência doméstica

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) alcançou o número de mil prisões de foragidos da Justiça por meio do Sistema de Reconhecimento Facial, tecnologia que tem se mostrado uma aliada estratégica no combate à criminalidade no estado. Entre os crimes cometidos por eles estão tráfico de drogas, homicídio, roubo, violência doméstica e estupro. O balanço foi divulgado pelo governo de Minas nesta quarta-feira (5).

A tecnologia tem sido utilizada desde o início de 2025 para identificar pessoas que possuem mandados de prisão em aberto. Câmeras inteligentes com reconhecimento facial estão instaladas em bases de segurança e no sistema de videomonitoramento conhecido como “Olho Vivo”.

O sistema capta e processa as imagens em tempo real, comparando-as com o banco de dados de mandados de prisão da PMMG. Ao identificar um foragido, a central de monitoramento aciona, de imediato, as equipes de patrulhamento preventivo para a abordagem e prisão.

“Este investimento em tecnologia, que já mostrou ótimos resultados durante o Carnaval, garante a retirada de infratores das ruas e mais segurança para a população. Demonstra, também, a importância que o Governo de Minas tem dado à qualidade de vida do cidadão mineiro ao implementar ações para prevenir o crime em todo o estado”, enfatizou o vice-governador Mateus Simões.

De acordo com o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, a utilização da tecnologia reforça o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a inovação, a eficiência e a proteção da sociedade, contribuindo para a redução da criminalidade e a promoção de um ambiente mais seguro para todos os mineiros.

“O Sistema de Reconhecimento Facial consiste em uma patrulha de monitoramento cibernético, que ampliou os olhares da segurança pública no estado. A ferramenta apoia o serviço operacional, viabilizando intervenções mais assertivas e com custo reduzido, uma vez que a inovação tecnológica foi desenvolvida pela própria PMMG”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário