05 de novembro, de 2025 | 05:10

''A Carta do Rio Doce'' nos dez anos do crime ambiental da Barragem de Fundão

Webinário organizado pela Rede Rio Doce tem como objetivo debater documento para a COP-30

Degradação ambiental do Rio Doce pela lama da barragem de Fundão (Mariana-MG), da Samarco/Vale/BHP Billiton, completa dez anos em cinco de novembro de 2025.Foto: Elvira NascimentoDegradação ambiental do Rio Doce pela lama da barragem de Fundão (Mariana-MG), da Samarco/Vale/BHP Billiton, completa dez anos em cinco de novembro de 2025.Foto: Elvira Nascimento

A Rede Rio Doce programou para sexta-feira (7), para um webinário especial de lançamento e discussão sobre "A Carta do Rio Doce". O evento, online e gratuito, ocorrerá às 19h, dois dias após o aniversário de 10 anos do rompimento da Barragem de Fundão, de propriedade da Samarco/Vale/BHP Billiton.

Orientado pelo lema “Integrar e Mobilizar pela Recuperação da Bacia do Rio Doce enquanto ainda é tempo”, o webinário visa a aprofundar os pontos do manifesto e mobilizar a sociedade em torno das propostas que serão levadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP 30, a ser realizada ainda neste mês, em Belém (PA).

Os interessados também podem assinar virtualmente "A Carta do Rio Doce" por meio deste link: Carta do Rio Doce

O acesso ao Webinário pode ser feito nesse link: Participar do Webnário

“Chamado urgente”

A "Carta do Rio Doce" nasceu durante o II Encontro da Rede Rio Doce, realizado no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), em agosto de 2025. A Rede Rio Doce é uma articulação de cidadãos, comunidades ribeirinhas, povos originários, entidades da sociedade civil, universidades, movimentos sociais e instituições públicas e privadas, unidas pelo objetivo comum de promover a regeneração ambiental, social, cultural e econômica da Bacia do Rio Doce.

O documento é um “chamado urgente”, que reconhece a crise climática global e a oportunidade de transformar a Bacia do Rio Doce em um modelo mundial de justiça climática e transição ecológica justa.

O manifesto aborda a dor das tragédias ambientais que devastaram a região, mas foca na esperança e na força regenerativa do Rio e de seu povo, defendendo as seguintes propostas.

# O reconhecimento e protagonismo dos povos originários e comunidades tradicionais na tomada de decisões.
# A urgência na adoção de práticas regenerativas, inovações agropastoris e recomposição florestal nas áreas degradadas.
# A destinação transparente de recursos do “Novo Acordo do Rio Doce” e de políticas de financiamento climático diretamente às comunidades locais.
# O compromisso de levar as vozes da Bacia do Rio Doce para a Cúpula dos Povos na COP 30.

O Webinário contará com a participação de representantes das entidades signatárias, especialistas e membros das comunidades locais que vivem a realidade do Rio Doce. Será um espaço para detalhar as ações imediatas propostas e discutir como governos, empresas e a sociedade civil podem se unir nesse compromisso coletivo.

Webinário "A Carta do Rio Doce"
07.11.2015 - 19h / Online e gratuito
A Rede Rio Doce reitera o convite para que todos se juntem a este movimento de reconstrução. "Que o Rio Doce volte a ser um rio de vida. Que seu povo tenha um futuro de dignidade. Que suas florestas e culturas floresçam novamente."
Contato: César Luz - (31) 9.8732-4519.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário