05 de novembro, de 2025 | 08:50
Moradora cria projeto que diminui a fome e gera emprego na cidade de Timóteo
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Há aproximadamente cinco anos, atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, promover a capacitação para gerar emprego e renda e diminuir a insegurança alimentar fazem parte da proposta de um projeto social que é colocado em prática na cidade de Timóteo, idealizado por Elizabeth Pinheiro, que também é coordenadora. Junto a ela, na coordenação, está Eva Vieira.
A ação ainda conta com a colaboração de voluntários e parceiros, atuando nos bairros Bela Vista, Esplanada, Ana Rita, Nossa Senhora das Graças, São José e Primavera.
O projeto leva alimentação saudável e capacitação por meio do artesanato e da culinária para 200 a 300 famílias. As ações não contam com nenhum tipo de apoio por parte do município.
Além da cidade, outros lugares do estado também são contemplados, como o distrito de Cava Grande em Marliéria, Antônio Dias, João Monlevade, Belo Horizonte e Uberlândia.
À reportagem do Diário do Aço, Elizabeth conta que as atividades se potencializaram no início da pandemia de covid-19, quando as famílias passaram mais dificuldades devido ao desemprego.
Todos foram prejudicados nesta época, mas diaristas e pessoas sem vínculos empregatícios tiveram uma dificuldade maior. Diante disso, enxergamos uma forma de ajudá-los”, relata.
A idealizadora detalha que a iniciativa contempla pessoas carentes com aulas de artesanato, doações de cestas básicas e varal solidário, além da doação de verduras, legumes e hortaliças. Contamos ainda com um furgão. A aquisição foi feita por meio de uma emenda parlamentar. Também adquirimos dessa mesma forma toda a estrutura de uma cozinha e de uma padaria industrial”.
Toda ajuda é bem-vinda. Os interessados podem contribuir com a iniciativa por meio de doações, que podem ser entregues nos endereços avenida São João, número 370, bairro São José, e rua Mesquita, número 55, bairro Bela Vista.
Há ainda como fazer transferências para a chave Pix 21.085.154/0001-01, que está em nome da Associação Cultural do Congado de Timóteo, na Caixa Econômica Federal.
Mais informações podem ser obtidas por meio dos números de telefone (31) 9 8820-5766 e (31) 9 8725-5703 ou pelo e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]




















