05 de novembro, de 2025 | 08:00
Cinema gratuito: projeto ''Cine Vitória a Minas'' desembarca em Minas Gerais
Uma carreta que se transforma em uma sala de cinema completa exibirá filmes gratuitos em oito cidades de Minas Gerais ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a partir desta quinta-feira (6). Depois de passar por cinco municípios do Espírito Santo, o Cine Vitória a Minas desembarca em Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraíso e Nova Era. O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação, em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dos municípios.
No total, a carreta cinema percorrerá cerca de 2.377 quilômetros, em 130 exibições de filmes campeões de bilheteria, levando lazer e cultura de forma gratuita à população. O espaço é climatizado e conta com poltronas reclináveis e confortáveis, semelhantes às de um cinema tradicional, sistema de som e imagem digitais, além de cabine para distribuição de pipoca e refrigerante para a experiência ficar ainda mais gostosa. A acessibilidade inclui recursos audiovisuais, espaço para cadeirantes e elevador de acesso.
Durante o dia, as sessões são previamente agendadas e exclusivas para alunos de escolas públicas. Já as sessões noturnas, às 18h30, são abertas ao público, que confere Kung Fu Panda 4” e Divertidamente 2”. Devido às vagas limitadas, os interessados em participar do projeto devem ir até a carreta cinema impreterivelmente no dia do evento para garantir a retirada de seus ingressos.
Levar cultura e entretenimento gratuitos a comunidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas reforça o papel transformador da ferrovia, que vai muito além do transporte: ela conecta pessoas, histórias e oportunidades. Este projeto também democratiza o acesso à cultura, promovendo inclusão, educação e cidadania”, diz a diretora do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.
O Cine Vitória a Minas é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação, em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dos municípios. Para acompanhar o projeto, basta seguir o Instagram: @ceparcultural.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











