05 de novembro, de 2025 | 08:45

Timóteo decreta regularização fundiária de núcleo habitacional no bairro Bela Vista

Arquivo DA
Moradores do Bela Vista serão beneficiados com o documento definitivo dos imóveisMoradores do Bela Vista serão beneficiados com o documento definitivo dos imóveis

Por Matheus Valadares Repórter Diário do Aço

A administração de Timóteo oficializou, por meio do Decreto 6.253, de 30 de outubro de 2025, e publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (4/11), a regularização fundiária de interesse social da Poligonal Bela Vista – Núcleo VI. A medida, assinada pelo prefeito Capitão Vitor Prado (Republicanos), visa garantir o direito à moradia e promover a titulação dos imóveis ocupados por famílias de baixa renda na área.

De acordo com o decreto, o município reconhece o perímetro da poligonal como de interesse social, o que permite aos moradores enquadrados no Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb-S) obterem o registro definitivo de suas propriedades.

O texto assegura também gratuidade nos emolumentos cartoriais e certidões necessárias para o registro imobiliário. O município se compromete a oferecer assistência técnica e orientação documental aos beneficiários durante o processo.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à regularização de núcleos urbanos informais, com o objetivo de integrar as áreas consolidadas ao ordenamento territorial urbano e assegurar condições dignas de moradia.
É a partir da regularização que a população passa a ter acesso a serviços essenciais, como saneamento básico. A região do Bela Vista foi apontada como uma das áreas deficientes na coleta de esgoto e abastecimento de água na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

“São várias as obras, tanto obras de água, quanto obras de esgoto. E lembrando que a gente tem tido uma parceria muito grande também, porque precisamos dos imóveis de forma regular para conseguir levar o saneamento, e os municípios, junto com o projeto do Reurb, têm conseguido apoiar nessa demanda de regularização para que a gente possa chegar tanto com abastecimento de água, quanto para coleta de esgoto para todas essas regiões, especialmente aqui em algumas regiões, como o Cachoeira do Vale, Macuco e parte do Bela Vista”, destacou Melissa Seixas Figueiredo, superintendente de operações Norte Leste (SPNL) da Copasa, durante entrevista ao Diário do Aço concedida em outubro deste ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário