03 de novembro, de 2025 | 10:09
Morre o cantor e compositor Lô Borges
Com informações da Agência Brasil
Lô Borges, Salomão Borges Filho, um dos maiores nomes da MPB e integrante do famoso Clube da Esquina, morreu na noite deste domingo (2), às 20h50, aos 73 anos.
A causa foi falência múltipla de órgãos, segundo boletim divulgado pelo Hospital Unimed, em Belo Horizonte, onde ele estava internado desde o dia 17 de outubro devido a uma intoxicação medicamentosa.
O cantor será velado no Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, região central de Belo Horizonte, das 9h às 15h de terça-feira (4). O espaço foi cedido pelo governo do Estado, que decretou luto de três dias. O velório será aberto ao público.
Lô Borges foi um dos fundadores, ao lado do cantor e compositor Milton Nascimento, do movimento Clube da Esquina, que revolucionou a música nacional a partir dos anos 1970 e 1980.
O movimento, batizado em referência a um disco homônimo de 1972, fundia influências do rock, do jazz e da música psicodélica com a tradição da MPB e das mineiras, criando uma sonoridade atemporal e complexa.
Algumas canções de autoria de Lô Borges são O Trem Azul, Um girassol da cor do seu cabelo, Tudo Que Você Podia Ser e Nada Será Como Antes, em parceria com Milton Nascimento.
Ele teve músicas gravadas por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, 14 Bis, Skank, Nando Reis, entre outros.
Obra
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) destacou que o artista tem 234 obras musicais e 444 gravações identificadas na base de dados do Ecad. Sua música mais regravada é Clube da Esquina nº 2”, e entre as mais tocadas nos últimos anos estão Dois Rios”, Paisagem na Janela” e O Trem Azul”.
Como determina a Lei dos Direitos Autorais brasileira (9610/98), os seus herdeiros receberão rendimentos em direitos autorais de suas músicas tocadas no Brasil por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de canções feitas em parceria).
Lô Borges mantinha sua carreira em atividade e lançou vários trabalhos com músicas inéditas nos últimos anos. O disco mais recente é Tobogã, de 2024.
Homenagens
Por meio de nota, o governo de Minas Gerais lamentou a morte de Lô Borge e decretou luto oficial de três dias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma manifestação sobre a importância do compositor Lô Borges para a música e a cultura brasileira. Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbuns, mas na memória e no coração de milhões de brasileiros".
O Ministério da Cultura também publicou um comunicado comentando a partida do músico, na qual expressa pesar pelo falecimento do artista e o coloca entre os grandes nomes da música brasileira.
O perfil de Milton Nascimento nas mídias sociais homenageou o amigo Lô Borges. Parceiros desde a juventude, juntos criaram um trabalho marcante para a MPB, o Clube da Esquina. Lô Borges foi e sempre será uma das pessoas mais importantes da vida e obra de Milton Nascimento. Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina", diz a mensagem.
Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos. Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte”, completa os dizeres no perfil de Bituca no Instagram.
O Cruzeiro, time de coração de Lô Borge, publicou: O Cruzeiro Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento de Lô Borges. Nascido em Belo Horizonte e cruzeirense fanático desde a infância, ele foi um dos grandes responsáveis por revolucionar a Música Popular Brasileira nas décadas de 1970 e 1980, com composições e interpretações que se tornaram ícones da história do estado e do país. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento difícil. Eternamente, Lô é do mundo, é Minas Gerais”.
Gigante da Música Popular Brasileira
Lô Borges é um dos nomes mais importantes da música popular brasileira e um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, surgido em Belo Horizonte nos anos 1960.
Ao lado de Milton Nascimento e outros artistas mineiros, ele ajudou a transformar a cena musical brasileira com uma mistura inovadora de gêneros. A lista de suas músicas - muitas delas compostas em parceria com o irmão, Márcio Borges e com Milton Nascimento é gigante, mas entre as mais conhecidas do público estão:
▪️Um Girassol da Cor do Seu Cabelo.
▪️O Trem Azul.
▪️Paisagem da Janela.
▪️Trem de Doido.
▪️Clube da Esquina N°2.
▪️Vento de Maio.
▪️Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor.
▪️Para Lennon e McCartney.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











Paulo
03 de novembro, 2025 | 14:21"Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou"”