02 de novembro, de 2025 | 08:50
Associação de Ipatinga promove ações em alusão ao mês da Consciência Negra
Enviada ao Diário do Aço
O projeto levará identidade e ancestralidade a escolas e espaços culturais de Ipatinga
O projeto levará identidade e ancestralidade a escolas e espaços culturais de IpatingaO mês de novembro é marcado como um período dedicado à conscientização e valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo. Durante todo este mês, a Associação de Inclusão, Desporto e Educação (Aidê) promove o projeto Novembro da Consciência Negra 2025 Educação, Cultura e Resistência por meio da Capoeira”, em parceria com o projeto social Lutando Pela Vida e a Abadá-Capoeira. A iniciativa leva apresentações culturais, oficinas e rodas de conversa sobre identidade e ancestralidade a escolas e espaços culturais de Ipatinga.
O presidente da Aidê, que fica localizada no bairro Bethânia, Ezequiel Batista dos Reis, pontuou ao Diário do Aço que o objetivo é transformar o espaço escolar em um ambiente de aprendizado vivo e inclusivo. A capoeira é mais do que uma expressão artística é uma ferramenta de educação e transformação social. Cada roda, cada canto e cada movimento trazem consigo uma história de resistência e pertencimento”, afirmou.
Na tarde de sexta-feira (31/10), ocorreu a primeira apresentação, na Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, no bairro Horto. A próxima está marcada para o dia 17 de novembro, das 14h às 17h, na Escola Estadual Manoela Soares Bicalho, no aglomerado Vale do Sol, no alto do bairro Vila Celeste.
Outras atividades estão sendo articuladas com escolas e instituições parceiras. As ações incluem rodas de capoeira, oficinas de musicalidade com berimbau e pandeiro, vivências corporais e a palestra Consciência Negra e Capoeira”, com foco em educação antirracista.
Contribuição Social Solidária
O projeto adota um modelo de Contribuição Social Solidária, que é voluntária e voltada para cobrir custos de transporte, figurinos e materiais pedagógicos. Ezequiel enfatizou que nenhuma instituição ficará de fora por falta de recursos, uma vez que há um formulário que permite solicitar isenção ou desconto.
Queremos que todas as escolas tenham acesso a essa vivência. A solidariedade é parte da nossa filosofia, assim como o respeito e a valorização da cultura afro-brasileira”, destacou ao jornal.
Aidê
A Aidê é uma organização sem fins lucrativos reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal e atua desde 2024 com projetos de inclusão e educação por meio da capoeira. No ano passado, o Novembro da Consciência Negra” envolveu mais de 5 mil pessoas entre estudantes, educadores e famílias.
Os interessados em participar podem conferir a programação completa e os formulários de participação no site www.associacaoaide.org.br e nas mídias sociais pelos perfis @associacaoaide e @abadacapoeiraipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















