31 de outubro, de 2025 | 15:48

Belo Oriente promove ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti

Divulgação
Trabalho está sendo reforçado principalmente nas áreas que apresentaram maiores índices no LIRAaTrabalho está sendo reforçado principalmente nas áreas que apresentaram maiores índices no LIRAa

Uma força-tarefa de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, está em andamento em Belo Oriente. As ações incluem visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), com foco no recolhimento de materiais inservíveis e na eliminação de possíveis criadouros do vetor. O trabalho começou pelos bairros do distrito de Perpétuo Socorro e será estendido para outras localidades do município nas próximas semanas. As informações são divulgadas pela administração pública.

A intensificação das atividades antecede o período de chuva e tem como meta reduzir os focos do Aedes aegypti. O 3º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 apontou que Belo Oriente está em situação de médio risco para doenças transmitidas pelo mosquito, com índice de 1,4%. O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 22 de outubro.

Segundo o supervisor da Vigilância Epidemiológica, Vanderlei Leocádio Pereira, o trabalho está sendo reforçado principalmente nas áreas que apresentaram maiores índices no levantamento. Ele informou que as ações se concentram no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), com remoção de inservíveis, eliminação de focos, tratamento focal e orientações à população, visando eliminar o máximo possível de criadouros, já que qualquer recipiente que acumule água pode servir de ambiente para o desenvolvimento do mosquito.

A Secretaria de Saúde ressalta que o combate ao Aedes aegypti depende da colaboração da comunidade. Pequenas ações diárias, como manter caixas d’água tampadas, vedar reservatórios, limpar bebedouros de animais ao menos duas vezes por semana e manter quintais limpos e organizados, são medidas essenciais para evitar a proliferação do vetor e prevenir doenças. “São atitudes simples que salvam vidas. Só juntos venceremos a dengue”, reforça o órgão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário