Aperam 81 Anos

31 de outubro, de 2025 | 09:44

Municípios do Consurge aprovam proposta conjunta para otimizar o transporte inter-hospitalar

Divulgação
Assembleia nesta quinta foi marcada por assuntos que impactam diretamente o serviço de saúde ofertado para a população das cidades que integram o consórcioAssembleia nesta quinta foi marcada por assuntos que impactam diretamente o serviço de saúde ofertado para a população das cidades que integram o consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), presidido pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, realizou na manhã de quinta-feira (30), no auditório Sérgio Leite de Andrade do Hospital Municipal Eliane Martins, a Assembleia Geral Extraordinária. O encontro contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de Saúde e agentes públicos de saúde dos 82 municípios que integram o Consórcio.

A reunião tratou de pautas estratégicas para fortalecer o atendimento à população. Entre os destaques, estiveram a introdução da telemedicina em alguns atendimentos realizados pelo SAMU, a proposta de que o serviço atue como apoio regional aos municípios na remoção e transporte inter-hospitalar, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a realização do Conecta Samu 5.0 – 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, programado para dezembro.

O diretor executivo do Consurge, Ernany Duque Júnior, explicou que a telemedicina já começou a ser utilizada este mês em algumas chamadas. “O médico consegue avaliar o paciente por vídeo, o que torna a análise mais assertiva e ajuda a definir qual tipo de veículo será enviado, seja uma Unidade de Suporte Básico (USB) para casos menos complexos ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA)”, detalhou. Durante a assembleia, foi exibido um vídeo de simulação mostrando um atendimento em que uma pessoa, ao lado de alguém em convulsão, liga para o SAMU e recebe todas as orientações necessárias de como prestar socorro corretamente.

Transferências inter-hospitalares

Outra pauta central foi a apresentação do serviço de apoio regional na remoção e transporte inter-hospitalar. A iniciativa tem como objetivo aumentar a eficiência e a qualidade da saúde nos municípios consorciados, alinhando a região às melhores práticas de gestão e cumprindo os preceitos legais.

A proposta surge diante do cenário em que os municípios têm gasto altos recursos financeiros para realizar transferências essenciais, já que os leitos muitas vezes se encontram em outras cidades. A decisão final para cada transferência será sempre técnica, baseada na avaliação rigorosa do médico regulador, seja da Central de Regulação de Urgência – CRU do Consurge ou pelo sistema SUSFácil, priorizando a gravidade do caso e a adequação do transporte.

O prefeito Gustavo Nunes comentou a relevância da medida. “A aprovação dessa proposta permitirá oferecer um serviço que não era disponibilizado aos municípios, gerando impacto financeiro positivo para todos. Vamos aproveitar a estrutura existente, incrementar ambulâncias e equipes e reduzir custos, já que hoje muitas prefeituras dependem de parceiros privados ou terceirizados para transferir pacientes.”
Divulgação

A prefeita de Sardoá, Ivania Maria Maia, destacou o impacto positivo do Consurge em seu município. “Participar do consórcio nos garante assistência humanizada. A diretoria, sob o comando do presidente Gustavo Nunes, é formada por prefeitos competentes e preocupados com todos. Esta reunião foi uma das melhores que já participei. Apresentou novas tecnologias e serviços que contribuem para o crescimento do município e causam impacto social positivo. Sinto-me mais segura, pois esses avanços vão melhorar bastante nossa gestão.”

Conecta Samu 5.0

Durante a assembleia, também foi anunciado o Conecta Samu 5.0, evento que celebrará os cinco anos do SAMU regionalizado. O fórum contará com dois dias de programação, incluindo palestras e debates sobre boas práticas e inovações na área de urgência e emergência. O evento está marcado para os dias 10 e 11 de dezembro, no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Geraldo

31 de outubro, 2025 | 12:00

“Hora de dar dignidade aos usuários das ambulancia Municipais acabar com aquelas ambulâncias pequenas que não tem ar condicionado ,lugar do acompanhante sentar nem segurar,não tem espaço para primeiros socorros. Ninguém merece andar como paciente ou acompanhante naquelas ambulâncias pequenas . As vans são excelentes.”

Envie seu Comentário