31 de outubro, de 2025 | 08:00
Produtor mostra como aliar preservação ambiental e lucro em evento sobre agroecologia e sustentabilidade
O empreendedor e produtor rural Sebastião Tomás Carvalho estará presente no III Encontro da Agroecologia da Região Metropolitana do Vale do Aço e Meio Ambiente Sustentável do Vale do Aço. Ele dará uma palestra sobre o tema Meio ambiente e empreendedorismo rural”. O padre Marco José de Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (onde ocorrerá o encontro), também estará presente como presidente da Conferência Livre do Meio Ambiente. Os interessados em participar podem comparecer até a rua Caetés, número 495, no bairro Iguaçu, em Ipatinga, a partir das 12h30 deste sábado (1/11).
A participação é gratuita, mas é necessário fazer contato prévio pelo telefone (31) 9 8606-1419. São bem-vindos agricultores familiares e produtores rurais; estudantes, professores e pesquisadores das áreas ambiental, agrária e veterinária; representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao meio ambiente; e comunidade em geral interessada em sustentabilidade e alimentação saudável.
A iniciativa é uma promoção do Instituto Interagir, em parceria com o Movimento Camponês Popular (MCP), Agricultores Agroecológicos e Orgânicos da Região, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Centro de Defesa dos Direitos da Natureza (CDDN) e Conferencistas da I Conferência Livre do Meio Ambiente de Ipatinga.
Sustentabilidade
Sebastião Tomás Carvalho esclarece que a proposta a ser apresentada na palestra mostrará aos produtores rurais da região a importância da preservação ambiental das propriedades, do empreendedorismo e de tornar a propriedade lucrativa, visando a sustentabilidade.
Levarei um exemplo que eu pratico na minha propriedade no Doce Sítio, em Marliéria, onde tenho um plantio de palmito pupunha e vendo para os consumidores do Vale do Aço. Lá também produzimos pimenta do reino, mel e café especial. Mostrarei como é importante transformar uma pequena propriedade e fazê-la gerar lucro com bastante trabalho”, detalhou.
Casa de todos”
O padre Marco José de Almeida convidou todos a participarem do encontro e ressaltou que a presença da população é muito importante. A importância se dá pelo cuidado com a Casa Comum, que é a casa de todos. O público consiste naqueles que se preocupam com nosso meio ambiente e produção agroecológica, garantindo a vida em sua plenitude”, finalizou.
              Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
            
          



 
         
        













