30 de outubro, de 2025 | 08:40

Mãe faz rifa para comprar medicamentos de filha diagnosticada com Síndrome de Sturge-Weber

Enviada ao Diário do Aço
Haruna foi diagnosticada com SWS quando tinha apenas dois anos de idadeHaruna foi diagnosticada com SWS quando tinha apenas dois anos de idade

Uma mãe que reside no bairro Vila Celeste, em Ipatinga, tenta vender rifas para conseguir comprar as medicações de sua filha, que foi diagnosticada com Síndrome de Sturge-Weber (SWS). Os remédios são Levetiracetam, Oxcarbazepina, Ácido Acetilsalicílico e Clobazam, comprados a cada três meses e com custo total de R$ 2.586,00. Além da medicação, a menina também faz fisioterapia como parte do tratamento.

A síndrome é uma condição neurológica rara desencadeada pelo desenvolvimento anormal de vasos sanguíneos no cérebro, olhos e pele. A disfunção vascular congênita se manifesta ao causar manchas de vinho do porto (uma marca de nascença no rosto), convulsões, glaucoma e ao aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

Ingrid Alves de Aquino não trabalha para se dedicar integralmente à rotina da filha, Haruna da Silva Barbosa, de apenas cinco anos. O diagnóstico veio aos dois anos de idade. O tratamento é feito em Belo Horizonte, na região da cabeça e dos olhos.

Ingrid esclareceu à reportagem do Diário do Aço que a criança tem estrabismo causado pela síndrome, e problemas de coordenação motora devido à malformação do cérebro. Ela também pontuou que a menina recebia o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), mas foi bloqueado.

Para arcar com o tratamento, a família conta com a ajuda da população. Cada número da rifa custa R$ 20. O sorteio será feito assim que todos os números forem vendidos. O premiado ganhará uma cesta de chocolate.

As contribuições podem ser enviadas para a chave Pix 12289031666, que está aberta em nome de Ingrid Alves de Aquino, no banco Itaú. Mais informações podem ser obtidas pelo número (31) 9 8231-2808.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Consul Coooperados 300x250