29 de outubro, de 2025 | 17:37
Ipatinga e Timóteo sediam a maior competição mineira de poesia falada
Divulgação
A Praça do Coliseu será palco do Slam MG 2025 reunindo cerca 40 coletivos de arte e cultura
O Vale do Aço recebe, a partir desta quinta-feira (30), a maior competição estadual de poesia falada: o Slam MG 2025. O evento segue até domingo, dia 2 de novembro, reunindo cerca de 40 coletivos de slam de diversas cidades de Minas Gerais para quatro dias de competição, formação cultural e intercâmbio artístico.
A Praça do Coliseu será palco do Slam MG 2025 reunindo cerca 40 coletivos de arte e culturaComo parte da programação, será realizada também a Feira Literária Vale Verde, com lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e workshops. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa pode ser conferida no Instagram @slam_minasgerais.
Segundo a produtora executiva Clara Costa, do coletivo Akewí, o evento busca ampliar e consolidar a cena da poesia falada de rua e o movimento hip hop no estado. O Vale do Aço é um expoente da poesia falada mineira. Nossa produção é a primeira a reunir três comunidades e reafirma o compromisso com a poesia do interior, construída de forma colaborativa ao longo dos últimos anos”, destaca.
Competição
A programação será dividida em duas etapas. Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), o Parque Ipanema, em Ipatinga, recebe as chaves classificatórias que definirão os semifinalistas. Já as semifinais e finais serão realizadas no sábado (1º/11) e domingo (2/11), na Praça do Coliseu, no bairro Timirim, em Timóteo. Os vencedores do estadual garantem duas vagas na competição nacional, que será realizada em dezembro, em Brasília.
Como resultado do evento, serão produzidos diversos registros permanentes: o livro Slam MG 2025 (Editora Seloko), o Guia Slam 2025 (Observatório Cultural do Hip Hop), o álbum Blackroom e um aftermovie produzido pela Lizard Filmes.
Feira literária
A Feira Literária Vale Verde acontece paralelamente à competição e oferece uma programação cultural diversa. Estão previstos workshops profissionalizantes sobre literatura e autopublicações, rodas de conversa, palestra de abertura, lançamento de livros e zines, além de uma mesa artística e espaço infantil com atividades de incentivo à leitura, escrita e expressão criativa. As atividades também se estendem às escolas públicas da região, com oficinas de zines, Akewí Freestyle e instalações pedagógicas voltadas ao universo da literatura e do slam.
Slam no Vale do Aço
Reconhecido como um polo de destaque no cenário mineiro, o Vale do Aço abriga coletivos que têm impulsionado o crescimento da poesia falada no interior. A Rua Declama, de Timóteo, foi o primeiro coletivo do interior do Brasil a realizar uma competição de slam, com forte atuação na formação cultural e ações voltadas a diferentes faixas etárias.
O Slam Akewí, de Ipatinga, é pioneiro na criação de materiais didáticos e educativos de circulação gratuita em todo o país. Já o Básico Coletivo desenvolve trabalho de base e articulação comunitária em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, conectando-se a diversos grupos de poesia e Hip Hop em nível nacional. O Slam MG 2025 é uma realização das comunidades A Rua Declama, Slam Akewí e Slam Básico no Vale do Aço, com apoio dos Pontos de Cultura Babylon By Black, A Rua Declama e Básico Coletivo. A programação completa está no Instagram @slam_minasgerais.
SERVIÇO
Slam MG 2025 - Competição de Poesia Falada e Feira Literária Vale Verde
Dias 30 e 31/10: Parque Ipanema, Ipatinga
Dias 1º e 2/11: Praça do Coliseu, Timirim, Timóteo
Todos os dias: das 13h às 22h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













