28 de outubro, de 2025 | 17:35

Chegada de frente fria pode trazer chuva para o Vale do Aço na quinta e sexta-feira

Alex Ferreira
A tendência é que as pancadas de chuva se tornem mais frequentes, afirmou meteorologista A tendência é que as pancadas de chuva se tornem mais frequentes, afirmou meteorologista

Uma nova frente fria chega à região Sudeste do Brasil, com potencial para trazer pancadas de chuva na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). A informação é da meteorologista Anete Fernandes, que atua no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em entrevista à reportagem do Diário do Aço.

Conforme explicou a meteorologista, estamos no período de transição para a estação chuvosa, e, a partir de agora, a tendência é que as pancadas de chuva se tornem mais frequentes e que até o início de novembro a estação chuvosa deve ser estabelecida em todo o estado.

Há possibilidade de chuva na quinta-feira (30) e sexta-feira (31). Anete pontuou que até quarta-feira (29), as temperaturas permanecem elevadas na região. A quinta tende a ser abafada, com o aumento da nebulosidade, e a sexta será marcada por um pequeno declínio na temperatura devido à chuva.

“A chuva tende a ocorrer em forma de pancadas isoladas, portanto, pode ser de intensidade mais forte em determinados momentos. Sugerimos o acompanhamento diário da atualização da previsão do tempo”, recomendou aos leitores.

A umidade do ar também deve ficar elevada ao longo da semana. Além de acompanhar a previsão do tempo, a meteorologista indicou que a população siga as orientações da Defesa Civil.

Previsão para novembro
Para o próximo mês, a expectativa é que o clima tenha comportamento dentro da normalidade, ou seja, frequentes pancadas de chuva, típicas de primavera, que ocorrerão principalmente a partir da tarde.

“Na passagem de frentes frias, a chuva tende a ocorrer de forma mais generalizada no estado. Caso se estabeleça o canal de umidade da Amazônia direcionado para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, associada a uma frente fria estacionária, a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul manterá chuva praticamente contínua por pelo menos quatro dias consecutivos. Este é o comportamento climatológico de novembro”, destacou Anete.

Ela resumiu que a previsão climática para novembro é de chuva e temperaturas variando de normal a acima da média em todo o estado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário