27 de outubro, de 2025 | 15:33
Projeto de valorização do patrimônio histórico fecha temporada com quase 2 mil visitantes
A educação patrimonial foi um dos principais objetivos da iniciativa em sua terceira edição em IpatingaRealizado de maio a setembro deste ano, o projeto teve como principal objetivo a educação patrimonial, incentivando a pesquisa e o conhecimento sobre os bens históricos e culturais tombados como patrimônio do município. Elias Ferreira, professor da Escola Municipal Profº Mário Casassanta, do bairro Ipaneminha, em Ipatinga, acompanhou seus alunos em uma das visitas ao projeto. Trazer as crianças para conhecer a Pedra Mole é também proporcionar a elas conhecer a construção de Ipatinga, uma cidade que se desenvolveu através da ferrovia e também da fundação da Usiminas. É uma oportunidade de conhecer a própria história”, declarou.
De acordo com Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, o saldo positivo do projeto se reflete no compromisso da Usiminas em contribuir para que a comunidade tenha acesso à história em um de seus espaços culturais na cidade. Para nós, é motivo de muito orgulho receber as escolas e apoiar essas iniciativas que reforçam mensagens de educação patrimonial, ainda mais em um espaço cuja história se confunde com a nossa. Isso reafirma o nosso propósito em sermos bons vizinhos da comunidade”, argumentou.
Retrato de Trem
Em 30 sessões realizadas, a intervenção cênica Retrato de Trem” conduziu o público diversificado em uma caminhada de 650 metros - a partir da entrada na avenida Itália, no bairro Cariru - até as ruínas, com a narração das vivências de um povo em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole. O elenco contou com as participações dos atores Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner, Mari Antonacci e Claudinei de Souza. A iniciativa foi viabilizada com o patrocínio da Usiminas e realizado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















