25 de outubro, de 2025 | 15:30

Surpresa do céu: Balão não tripulado cai no distrito de Conceição de Minas

Um evento inusitado chamou a atenção no início da tarde deste sábado (25) no pacato distrito de Conceição de Minas, no município de Dionísio.

Um enorme balão, oriundo de alguma cidade do Rio de Janeiro, sobrevoou o lugarejo e depois caiu em uma propriedade rural próxima ao distrito. O equipamento atingiu a rede e o fazendeiro que reside no local ficou sem energia elétrica.

O balão não tinha tripulantes e apenas voava com a força do vento e do vapor interno. Rapidamente os responsáveis, que o acompanhavam pelo GPS, recolheram o cesto do balão e deixaram os destroços próximo ao córrego Conceição, onde o artefato caiu. Dezenas de moradores do distrito, assustados, filmaram e acompanharam o evento inédito na localidade.



O que diz a lei sobre o balonismo?

No Brasil, a prática de soltar balões não tripulados que usam fogo para subir é crime ambiental (Lei Federal nº 9605/98), independentemente de serem ou não "ecológicos".

A atividade de balões não tripulados para fins científicos ou de hobby, como os balões de alta altitude, requer uma série de procedimentos para garantir a segurança da navegação aérea. Já, o balonismo tripulado, para fins esportivos e turísticos, é regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O entendimento legal é que os balões não tripulados representam um risco à aviação civil, pois são incontroláveis e podem causar danos graves em caso de colisão. Os procedimentos de segurança, que variam de acordo com as regulamentações locais, exigem que a atividade não coloque em risco outras aeronaves.

Waldecy Castro
Equipamento caiu em uma propriedade rural em Conceição de MinasEquipamento caiu em uma propriedade rural em Conceição de Minas

Waldecy Castro


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário