25 de outubro, de 2025 | 16:00
CBF cria grupo de trabalho para tentar melhorar a arbitragem
Cesar Greco/Palmeiras
Ramon Abatti Abel foi afastado das atividades após polêmica no jogo São Paulo x Palmeiras
Ramon Abatti Abel foi afastado das atividades após polêmica no jogo São Paulo x PalmeirasEnquanto a profissionalização não é discutida pra valer, sobretudo por criar uma fonte de despesas ainda não prevista no poderoso orçamento anual da entidade, a CBF anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir melhorias na arbitragem. Em portaria assinada pelo presidente Samir Xaud, a entidade convida toda a comunidade do futebol nacional a participar das atividades.
O objetivo, de acordo com a entidade, é que o grupo de trabalho possa atuar na modernização do ofício de árbitros no futebol brasileiro. Para isso, os integrantes vão colaborar com a identificação de boas práticas internacionais, fortalecendo e aprimorando o sistema de arbitragem, analisando a adoção de tecnologias e até consolidando caminho para a profissionalização da carreira.
A iniciativa é uma resposta às recentes críticas direcionadas à arbitragem brasileira. Nas últimas semanas, os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva foram afastados após polêmicas no Brasileirão.
Estamos atravessando um momento que exige reflexão, mas também ação. A criação deste grupo de trabalho é uma resposta concreta para que possamos aprimorar o sistema, valorizar os profissionais e reconstruir a confiança de todos os envolvidos no jogo”, disse o presidente da CBF.
Netto Góes, presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), ficará à frente da presidência do grupo de trabalho, que ainda contará com relatoria de Helder Melillo, diretor executivo da CBF.
Clubes, federações, árbitros e assistentes podem participar. A CBF pode convidar para participação consultores técnicos independentes, com notório saber nas áreas de arbitragem, gestão esportiva, tecnologia aplicada ao esporte ou direito desportivo. Para a seleção de participantes, será considerada a diversidade regional, experiência e representatividade dos diferentes segmentos do futebol.
De acordo com a CBF, o grupo de trabalho vai analisar o interesse de participantes que se inscreverem até 29 de outubro. A primeira proposta será entregue 60 dias após o encerramento das inscrições.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















