23 de outubro, de 2025 | 17:45

Carne suína clandestina que seria utilizada para fabricação de embutidos é apreendida na BR-458

Enviada ao Diário do Aço
A operação foi realizada nesta quinta-feira na BR-458 A operação foi realizada nesta quinta-feira na BR-458

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar Rodoviária, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Ipatinga e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), feita nesta quinta-feira (23), fiscalizou produtos de origem animal e vegetal de forma irregular. Foram abordados condutores que transitavam pela BR-458. Durante a operação, foram apreendidos fardos de carnes suína que apresentavam irregularidade e iriam ser utilizadas para fabricar linguiça. A origem era desconhecida, não havia chancela de serviço de inspeção e a temperatura estava inadequada.

A fiscal do IMA, Adriana Maia, explicou que para transportar animais, exceto cães e gatos, é necessário ter uma guia de trânsito animal. Adriana também destacou a importância da Permissão de Trânsito Vegetal.

“Com isso, conseguimos rastrear os documentos e origem do produto. Além de verificar se os animais estão com a parte sanitária regularizada, com as vacinas em dia. A guia também evita o trânsito de animais roubados”, detalhou.

Ela ainda esclareceu que as carnes devem ser transportadas de forma correta, tanto no acondicionamento quanto no transporte. “O caminhão deve ser refrigerado, não pode ser de qualquer forma. Tem que ter nota fiscal e inspeção”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pinguim do Nada

24 de outubro, 2025 | 20:31

“Nossa, se for nas feiras de Ipatinga, tem até carniça sendo vendida, e o pior, tem gente que compra.”

Conciente

24 de outubro, 2025 | 08:16

“A defesa sanitária de carnes de origem animal desempenha um papel crucial e, muitas vezes, discreto, na garantia da segurança e qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor. O trabalho incansável desses profissionais e o rigor dos sistemas de inspeção são pilares essenciais que sustentam a confiança pública e o sucesso do Brasil no mercado global de carnes.”

Substitua

24 de outubro, 2025 | 05:47

“Substitua aquela picanha prometida ou qualquer outra por abobora japonesa, está bem mais em conta.”

Valdecir

24 de outubro, 2025 | 02:29

“Neste caso o trabalhador rural que engorda um pouquinho para vender, vai ter que vender lá na roça . Se trouxer para vender na cidade, corre o risco de ficar no prejuízo.”

Faz o Z

23 de outubro, 2025 | 21:46

“A inspeção é do governo estadual, não do federal!
Faz o Z de Zema!!!!!! Kkkkkkkk”

Faz o L

23 de outubro, 2025 | 19:57

“? único jeito de come carne, pois está tudo caro então ñao compra”

Envie seu Comentário