23 de outubro, de 2025 | 17:45
Carne suína clandestina que seria utilizada para fabricação de embutidos é apreendida na BR-458
Uma operação conjunta entre a Polícia Militar Rodoviária, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Ipatinga e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), feita nesta quinta-feira (23), fiscalizou produtos de origem animal e vegetal de forma irregular. Foram abordados condutores que transitavam pela BR-458. Durante a operação, foram apreendidos fardos de carnes suína que apresentavam irregularidade e iriam ser utilizadas para fabricar linguiça. A origem era desconhecida, não havia chancela de serviço de inspeção e a temperatura estava inadequada.
A fiscal do IMA, Adriana Maia, explicou que para transportar animais, exceto cães e gatos, é necessário ter uma guia de trânsito animal. Adriana também destacou a importância da Permissão de Trânsito Vegetal.
Com isso, conseguimos rastrear os documentos e origem do produto. Além de verificar se os animais estão com a parte sanitária regularizada, com as vacinas em dia. A guia também evita o trânsito de animais roubados”, detalhou.
Ela ainda esclareceu que as carnes devem ser transportadas de forma correta, tanto no acondicionamento quanto no transporte. O caminhão deve ser refrigerado, não pode ser de qualquer forma. Tem que ter nota fiscal e inspeção”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Pinguim do Nada
24 de outubro, 2025 | 20:31Nossa, se for nas feiras de Ipatinga, tem até carniça sendo vendida, e o pior, tem gente que compra.”
Conciente
24 de outubro, 2025 | 08:16A defesa sanitária de carnes de origem animal desempenha um papel crucial e, muitas vezes, discreto, na garantia da segurança e qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor. O trabalho incansável desses profissionais e o rigor dos sistemas de inspeção são pilares essenciais que sustentam a confiança pública e o sucesso do Brasil no mercado global de carnes.”
Substitua
24 de outubro, 2025 | 05:47Substitua aquela picanha prometida ou qualquer outra por abobora japonesa, está bem mais em conta.”
Valdecir
24 de outubro, 2025 | 02:29Neste caso o trabalhador rural que engorda um pouquinho para vender, vai ter que vender lá na roça . Se trouxer para vender na cidade, corre o risco de ficar no prejuízo.”
Faz o Z
23 de outubro, 2025 | 21:46A inspeção é do governo estadual, não do federal!
Faz o Z de Zema!!!!!! Kkkkkkkk”
Faz o L
23 de outubro, 2025 | 19:57? único jeito de come carne, pois está tudo caro então ñao compra”