Aperam 81 Anos

24 de outubro, de 2025 | 08:45

Rodolfo Simões: o talento ipatinguense que conquistou o cenário da moda nacional

Enviada ao Diário do Aço
O estilista faz roupas sob medida bordadas à mãoO estilista faz roupas sob medida bordadas à mão

Por Dani Roque - Estagiária sob supervisão

Nascido e criado no bairro Bom Jardim, em Ipatinga, o estilista bacharel em Design de Moda, Rodolfo Silva Simões, de 28 anos, sempre teve paixão pela moda e por criar modelos para sua irmã, incluindo acessórios, peças bordadas à mão e muito mais. Atualmente, é proprietário do seu próprio ateliê, localizado no bairro Horto.

Em entrevista ao Diário do Aço, Rodolfo contou como começou sua paixão pela moda e o que despertou a vontade de trabalhar como estilista.

“Eu sempre gostei muito de moda, desde pequeno, principalmente quando vi o desfile de alta-costura, que foi o que me despertou a paixão, quando vi as peças que eram bordadas, que brilhavam, principalmente em filmes também de princesas da Disney, eu era apaixonado”, relatou. “Mas o que me incentivou mesmo a trabalhar com moda foi quando a minha irmã participou de um concurso de miss e a gente não tinha muito dinheiro, ela precisava de muitos looks, eu tinha uma amiga dona de um brechó na época e eu pegava algumas peças de lá, eu customizava essas peças para ela, customizava shorts, fiz muito tempo também acessório, e nessa época minha irmã usava as peças que eu fazia. Foi aí que me despertou, né, que eu me atinei que eu gostava de moda e que eu podia transformar isso numa profissão”, contou.

Rodolfo também conta como surgiu a oportunidade de vestir a cantora Lexa.
“Fiz uma peça para ela usar no Rock in Rio de 2021, foi até engraçado porque no mesmo dia tive uma decepção com uma influenciadora daqui, e uma amiga próxima me disse que eu vestiria alguém muito maior. Entrei em contato com a equipe dela, eles me responderam, conversamos, acertamos tudo e eu viajei para o Rio de Janeiro para assistir ao show, para ajudar ela se trocar, se precisasse também de algum ajuste. Porém, por algum motivo, ela não usou no festival. Mas depois ela ficou com a peça e acabou usando no Música Boa, programa do Multishow, que foi uma peça em couro vermelho, com rajado de fogo”, lembrou o estilista. “Depois disso, vesti ela novamente em outros eventos e vesti recentemente a cantora Danny Bond para o casamento da Lexa”.

Reprodução Instagram @rodolfosimoes1
A cantora Lexa vestida com uma das peças confeccionadas pelo estilistaA cantora Lexa vestida com uma das peças confeccionadas pelo estilista

O estilista acredita que a moda é uma transformação social e que também é uma forma de comunicação. “Eu me vejo como uma pessoa que conseguiu transformar a vida através da moda. Existem também muitas pessoas que acabam fazendo dessa ferramenta um divisor de águas na sua vida, como, por exemplo, pessoas que trabalham com crochê, com bordado, algumas costureiras também que veem na moda uma forma de ganhar e ter o seu sustento, de ter ali uma forma de se manter. Então, com ela, a gente consegue se comunicar, se abrir para o mundo”.

Ele também deixa um recado para as pessoas que têm vontade e sonho de seguir carreira no mundo da moda. “Quando eu fui para a faculdade, imaginava uma profissão totalmente diferente. A moda não é só glamour, tem muito trabalho árduo, inclusive, exige muito da gente, muito estudo. Então, é não desistir e estudar muito, porque vale a pena no final”, enfatizou.

Em seus perfis nas mídias sociais, o estilista compartilha com detalhes a produção de suas peças: @rodolfosimoes1 e @atelirodolfosimoes.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário