
22 de outubro, de 2025 | 09:33
Operação 'Joio na Rede IV' combate o abuso sexual infantojuvenil
PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar os filhos, tanto no ambiente virtual quanto no mundo real
Divulgação PF
Investigação confirmou que pedófilo armazenava imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22/10), a operação "Joio na Rede IV", com o objetivo de identificar e prender indivíduos envolvidos em crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, especialmente aqueles cometidos por meio da internet.
Foram cumpridos 3 Mandados de Busca e Apreensão em Governador Valadares. As investigações, realizadas em ambiente cibernético, apontaram que o investigado armazenava imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.
O suspeito poderá ser responsabilizado pelo crime de armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual infantil. A continuidade das investigações revelará a prática de outros crimes correlatos.
Durante a apuração, constatou-se que algumas residências da região compartilhavam uma mesma conexão de internet. Em casos como esse, havendo suspeita de cometimento de crimes por qualquer um dos usuários, todos os envolvidos assumem o risco de sofrer medidas de fiscalização, inclusive com exceção à inviolabilidade do domicílio.
A Polícia Federal chama atenção sobre os riscos do compartilhamento indevido de redes de internet, o qual pode acarretar responsabilidades civis, criminais e contratuais.
A instituição reforça a importância da participação da sociedade na denúncia de qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes. A colaboração popular é fundamental para a prevenção e repressão desses crimes.
A PF ainda alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar, orientar e estabelecer diálogo com os filhos, tanto no ambiente virtual quanto no mundo real. Medidas simples, como conversar abertamente sobre os perigos da internet, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, além de observar mudanças comportamentais como isolamento repentino ou sigilo excessivo sobre o uso de dispositivos são fundamentais para detectar situações de risco.
A prevenção é a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes. A informação e a vigilância consciente por parte de pais, responsáveis e toda a sociedade podem salvar vidas. (Com informações da Comunicação Social
Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]