USIMINAS ESTÁGIO 728X90

21 de outubro, de 2025 | 06:00

Voltar vivo

Fernando Rocha

O Atlético vira a chave para a Copa Sul-Americana e inicia, hoje, em Quito, capital do Equador, a disputa da semifinal contra o Independiente Del Vale.

O técnico Jorge Sampaoli decidiu poupar vários jogadores no último sábado e perdeu de 1 x 0 para o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, apresentando um péssimo futebol.

A esperança da torcida alvinegra é que o time volte a produzir mais, como no primeiro tempo do clássico contra o Cruzeiro, mesmo sabendo das dificuldades que irá enfrentar, sobretudo a altitude que chega a 2.800 metros na capital equatoriana.

Além da vitória, voltar “vivo” do Equador é um dos objetivos do Galo, pelo fato de decidir a vaga na final em casa, na próxima terça-feira.

Dever cumprido
O Cruzeiro fez o dever de casa ao derrotar o Fortaleza, 1 x 0, com mais de 40 mil pessoas presentes na noite de sábado, no Mineirão, o que mostra a confiança da torcida azul no time comandado pelo português Jardim.

Há momentos no futebol onde o que mais importa é vencer, sobretudo quando se enfrenta um adversário como o Fortaleza, que é um bom time, mas passa por um mau momento e luta contra o rebaixamento.

Poderia até ter sido uma vitória mais tranquila, sem sustos, mas o time se comportou como devia, mantendo-se na briga pelo título, além da distancia confortável de 4 pontos para o Mirassol, seu concorrente por uma vaga direta na Libertadores do próximo ano.

Quanto ao desgaste físico de alguns jogadores, ao qual se referiu o técnico Leonardo Jardim, o time celeste terá agora mais uma semana cheia de treinos, visando ao próximo desafio, um dos mais difíceis e importantes nesta temporada, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, no próximo domingo, às 20h30.

FIM DE PAPO

O Cruzeiro vinha de quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, e mesmo assim o técnico Leonardo Jardim não admitiu a queda de rendimento e reclamou na entrevista pós-jogo de uma parte da imprensa azul, que vem cobrando melhor desempenho da equipe. Jardim citou, novamente, como principal objetivo do Cruzeiro na temporada a conquista de uma vaga na Libertadores/2026, algo que de fato está muito próximo, com 99,95% de chances, segundo o departamento de matemática da UFMG.

A estimativa é que 66 pontos sejam suficientes para carimbar a vaga, ou seja, faltando nove rodadas para o fim do campeonato, o time celeste precisaria somar apenas mais 11 pontos. A Raposa não vencia 16 jogos ou mais na Série A desde a campanha de 2014, quando saiu campeão. Não há como negar as oscilações recentes, mas também se deve reconhecer a excelente campanha sob o comando do técnico português, algo que ninguém imaginava antes do início do Campeonato Brasileiro.

O Independiente del Valle é bicampeão da Sul-Americana e o atual líder - com grande distância para o segundo colocado - do campeonato equatoriano. O clube é um dos mais organizados do continente e tem como marca principal a revelação e venda de jogadores. No atual elenco, conta também com alguns nomes já rodados e conhecidos do futebol brasileiro. Entre eles, se destacam o volante Jhegson Mendez, ex-São Paulo, o meia Junior Sonorza, ex-Corinthians e Fluminense, e um que é muito conhecido da história do próprio Galo: Juan Cazares.

Sobre Cazares, que chegou ao Atlético no início de 2016 e foi embora em meados de 2020, até pouco tempo atrás, ele era o estrangeiro que mais havia vestido a camisa alvinegra. Ao todo, disputou 203 partidas, fez 41 gols e deu 31 assistências. Muito habilidoso e atacante dono de um chute certeiro, Cazares conquistou dois Campeonatos Mineiros pelo Galo, além de ter sido um colecionador de casos em baladas na noite belorizontina. Conta-se que nesta passagem pelo Galo conseguiu a proeza de ser pai de dois bebês, nascidos no mesmo ano com mães diferentes. (Fecha o pano!)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário