16 de outubro, de 2025 | 08:40
Seleção de alimentos é o maior desafio para uma alimentação saudável, aponta nutricionista
Criado em 1981, marcado também pelo surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Dia Mundial da Alimentação lembrado em 16 de outubro tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância dos alimentos e também fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional.
Ao considerar a acessibilidade dos produtos devido ao custo ou à ampla oferta de opções industrializadas, a seleção de alimentos é considerado um dos maiores desafios para uma alimentação saudável.
Em entrevista ao Diário do Aço, o nutricionista Ivanir Dias Francisco aconselha às pessoas busca pelo mais simples, ou seja, a comida de verdade”, que se descasca mais e desembrulha menos. O ideal é o menos processado possível. Hortaliças, legumes, carnes e ovos. O que vem da natureza, sem passar por muitos processos de lapidação e modificação”, sugeriu.
Para essa procura recomenda-se rótulos que tenham menos ingredientes, e priorizar compras em hortifrútis e lojas que vendem produtos naturais. Os produtos cheios de rótulos, caixinhas e pacotes, talvez nem possamos chamar de alimentos. Causam dor de cabeça, desconforto gastrointestinal e problemas na pele”, informou o nutricionista.
Com sabor, sem nutrientes
O profissional acrescenta que a má alimentação pode ser muito saborosa, mas não há nutrientes o suficiente. Ele também lembrou da importância da ingestão de água, começando pela manhã. Necessitamos de muitos nutrientes, como vitaminas e sais minerais. A água é em grande quantidade, não só de pouquinho a pouquinho durante o dia. Também não se deve comer só laranja, banana e maçã, mas variar o máximo de frutas”.
O nutricionista pontuou que a má alimentação atinge todas as classes sociais, porque ela não depende do nível de poder aquisitivo, e sim do conhecimento. Por isso, temos que valorizar os profissionais que têm esse conhecimento, e que o busca a cada dia”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]