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15 de outubro, de 2025 | 11:00

Famílias beneficiadas pela Tarifa Social da Copasa têm até o fim do mês para atualizar dados

Divulgação
Em todo o estado, ao menos 26 mil famílias têm direito e devem atualizar o benefício até o final de outubro; Tarifa Social já tem mais de 700 mil famílias inscritasEm todo o estado, ao menos 26 mil famílias têm direito e devem atualizar o benefício até o final de outubro; Tarifa Social já tem mais de 700 mil famílias inscritas

A Copasa reforça a importância da Tarifa Social, um benefício previsto e garantido pela Lei Federal nº 14.203/2021, que assegura desconto de até 50% na conta de água e esgoto para famílias de baixa renda. Em Minas Gerais, mais de 26 mil famílias ainda não atualizaram os dados no CadÚnico. O prazo final para estas famílias é até o fim de outubro.

O desconto mensal garante um importante alívio no orçamento das famílias, permitindo que o valor economizado seja destinado a outras necessidades do dia a dia. Atualmente, mais de 700 mil famílias já estão cadastradas e usufruem desse benefício.

Tarifa Social
O programa concede até 50% de desconto na fatura mensal de água e esgoto para consumo de até 20m³ de água. Podem participar famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, além de idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Copasa reforça que a tarifa social é garantida por lei e não há previsão de que o benefício seja descontinuado. Para ter acesso ao desconto, basta que a família se enquadre nos critérios e faça a solicitação junto à Copasa.

Como se inscrever ou atualizar o cadastro
A adesão é simples, gratuita e pode ser feita a qualquer momento. Para solicitar, o cliente precisa apresentar: Documento de identidade e CPF;
Conta de água da residência; Comprovante de Cadastro no CadÚnico.

O pedido pode ser feito por meio dos canais de relacionamento da Copasa. São eles: Webchat: acessível no site copasa.com.br; WhatsApp: (31) 99770-7000 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados (exceto nacionais), das 8h às 12h), e por meio das agências de atendimento presencial (veja endereço da agência mais próxima, na conta de água).

Após a validação dos dados, o desconto já passa a valer nas próximas faturas. Já para atualizar o cadastro o cliente deve procurar o CRAS ou setor do CadÚnico para atualizar os dados e depois apresentar o comprovante de inscrição no CadÚnico na Copasa.
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