17 de outubro, de 2025 | 19:26
País tem 46 casos confirmados de intoxicação por metanol
Com informações da Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (17), que o Brasil contabilizou, até o momento, 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Ainda há 87 ocorrências em investigação.
Entre os casos confirmados, 38 foram em São Paulo, quatro no Paraná, três em Pernambuco e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, 528 suspeitas foram descartadas.
Entre os casos ainda em investigação, a maior parte também está em São Paulo (44 notificações). As outras suspeitas estão em Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2) e Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1).
Família de falsificadores
Uma família, alvo de operação policial em São Paulo esta semana, foi identificada como integrantes de uma rede de falsificação e distribuição de bebidas adulteradas. Um dos abordados no "laboratório" confessou que comprava etanol em um posto combustível, para falsificar as bebidas. Alegou, entretanto, desconhece que o etanol que ele comprava estivesse cotaminado com metanol.
Mortes
Não houve nova confirmação do número de mortes causadas pela intoxicação por metanol desde a última quarta (15). São, ao todo, oito óbitos, que ocorreram no estado de São Paulo (seis pessoas) e em Pernambuco (duas).
Outros oito casos estão em investigação, sendo dois em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Parará. Ao todo, 26 suspeitas de mortes causadas por metanol foram descartadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]