15 de outubro, de 2025 | 16:53

Coronel Fabriciano conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes no pilar Educação

Divulgação
Município é o único representante do Leste de Minas reconhecido como referência estadual em ensino público de qualidadeMunicípio é o único representante do Leste de Minas reconhecido como referência estadual em ensino público de qualidade

O município de Coronel Fabriciano foi consagrado com o 1º lugar estadual no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, no pilar Educação, na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação, promovida pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila, ocorreu nesta terça-feira (14), em Belo Horizonte, informou o governo municipal.

O resultado consagra o município como referência estadual em educação pública de qualidade e reforça o trabalho desenvolvido pela administração municipal nos últimos anos. Coronel Fabriciano foi ainda o único representante do Leste de Minas Gerais a chegar à final e agora celebra o título estadual.

Para o prefeito Sadi Lucca, o reconhecimento é fruto de planejamento, investimentos estratégicos e valorização da rede de ensino.

“Esse Prêmio é fruto de investimento que estamos realizando desde 2018 em infraestrutura, dando às nossas crianças espaço para ensino de qualidade. Nosso IDEB subiu nos últimos anos. Tudo isso é reflexo de políticas públicas realizadas pela nossa Gestão. Ver a cidade reconhecida como uma educação eficiente é fruto de muito trabalho”, afirmou.
O secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, destacou que os indicadores que baseiam o prêmio comprovam a seriedade do trabalho realizado.

“Os parâmetros incluem taxa de analfabetismo, evasão escolar, IDEB, acesso à educação infantil e aplicação dos recursos do FUNDEB. Cumprimos todos os requisitos e avançamos em vários indicadores. Essa conquista é de toda a comunidade escolar”, ressaltou.

Indicadores
O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) para avaliar 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Os municípios são classificados por porte populacional até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes. A edição de 2025 premiou as cidades que apresentaram os melhores resultados e avanços nos indicadores ao longo do último ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário