15 de outubro, de 2025 | 14:39

Estado anuncia Trilhas de Futuro - Jovens e Adultos

Gil Leonardi/Imprensa MG
Iniciativa integra conclusão do ensino médio à formação técnica e oferece dupla certificação para mais de 2,8 milhões de mineirosIniciativa integra conclusão do ensino médio à formação técnica e oferece dupla certificação para mais de 2,8 milhões de mineiros

Com informações Agência Minas

O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou, nesta quarta-feira (15), o lançamento do Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos, programa voltado para aqueles que não concluíram o ensino médio.

A nova iniciativa busca oferecer a 2,8 milhões de mineiros a oportunidade de concluir a educação básica com qualificação técnica de qualidade, impulsionando o desenvolvimento social e regional sustentável.

A modalidade será oferecida em escolas estaduais e Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), permitindo ao estudante finalizar o ensino médio e obter diploma técnico. As aulas serão em formato híbrido, com mil horas de Formação Geral Básica e entre 800 e 1,2 mil horas de itinerários técnicos, conforme o Parecer CNE nº 20/2024.

"Esse programa é voltado para alunos que não completaram o ensino médio e que vão voltar à escola para ao mesmo tempo concluí-lo e fazer um curso técnico com horários flexíveis, com carga horária reduzida e certificações intermediárias", detalhou Mateus Simões.

A oportunidade será levada a todas as escolas estaduais que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes terão acesso à certificação intermediária e também à capacitação como Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando atuação profissional antes da conclusão do curso.

"Com a nova edição do Trilhas, eles não só concluirão o ensino médio, como também sairão com certificação técnica, com condição plena de se inserirem no mercado de trabalho e realizarem seus sonhos", destacou o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares.

O investimento do Governo de Minas no Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos é de cerca de R$ 90 milhões, incluindo a implantação de laboratórios e espaços práticos, aquisição de materiais, formação docente e parcerias institucionais para fortalecer a conexão entre escola e mercado de trabalho.

Quem se inscrever poderá concorrer a uma das 10 mil vagas distribuídas em dez cursos: Administração, Agropecuária, Alimentação Escolar, Cooperativismo, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Imagem Pessoal, Logística, Panificação e Vendas.

Cronograma
A pré-inscrição dos candidatos começa no dia 24/10 e vai até 14/11, pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), onde os interessados devem indicar o curso de preferência.

Em 18/12, ocorre a divulgação da oferta de turmas, cursos e escolas. A confirmação da matrícula pelo estudante deve ser feita entre os dias 26/12/2025 e 9/1/2026. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2026.

Provas eletrônicas
O Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos também introduz a prova eletrônica com certificação, aplicada nas escolas estaduais. Com 40 questões das quatro áreas do conhecimento, o exame permitirá que estudantes da rede estadual com mais de 15 anos e 18 anos possam receber, respectivamente, certificação do ensino fundamental e do médio quando alcançarem 60% de acertos.

"Estamos ampliando as possibilidades que já existem hoje para ter a certificação, como o Enem, e dando flexibilidade para essas pessoas possam fazer isso em outros momentos do ano, em outros lugares, inclusive sem o custo que isso muitas vezes representa para elas", explicou Mateus Simões.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário