
15 de outubro, de 2025 | 07:00
Atlético e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira
Pela 28ª rodada do Brasileirão, Atlético e Cruzeiro fazem o último clássico do ano. O duelo será nesta quarta-feira (15), às 21h30, na Arena MRV, com público 100% alvinegro. O confronto será transmitido pela Globo (TV aberta) e pelo Premiere (pay-per-view) e marca o reencontro dos times após a Raposa eliminar o Galo nas quartas de final da Copa do Brasil, há pouco mais de um mês.
Embora jogue fora de casa e longe da torcida, o Cruzeiro é o favorito, pois encara um adversário pressionado por resultados e com diversos desfalques. A Raposa, por outro lado, teve dez dias sem jogos, por causa da Data Fifa, para se preparar visando o clássico; conta com seus principais jogadores; faz uma boa temporada, embora tenha vindo de empate desanimador em casa contra o lanterna da tabela, o Sport; e apresenta um futebol melhor que o do rival. Sem contar que briga pelo topo da tabela. Atualmente é o terceiro colocado, cada vez mais perto de assegurar uma vaga na Libertadores, e ainda sonha com o título.
O Atlético, por outro lado, sofre com 11 desfalques para esta partida; faz uma temporada irregular; se safou de ficar mais perto da zona de rebaixamento após vitória sobre o Sport na última semana; precisa somar pontos para se afastar da parte debaixo da tabela e vem apresentando mau desempenho em campo.
Cruzeiro
Pelo lado celeste, o único desfalque será do zagueiro Fabrício Bruno, que defendeu a seleção brasileira nesta terça-feira (14), na derrota para o Japão, em Tóquio, e não chegará a tempo a Belo Horizonte. O zagueiro, inclusive, falhou em dois gols do time japonês, o que coloca em xeque sua permanência na seleção e uma possível ida à Copa do Mundo.
Por outro lado, o técnico Leonardo Jardim vai ter os retornos de William, Lucas Romero e Kaio Jorge, que cumpriram suspensão no empate com o Sport.
Com os jogadores à disposição, o português deve alinhar o Cruzeiro com Cássio; William, Jonathan Jesus, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge.
Embora a temporada do Cruzeiro seja boa, num recorte mais recente, o time vem de três partidas sem vitória. Perdeu para o Vasco e empatou com Flamengo e Sport.
Atlético
Se o Cruzeiro tem só um desfalque, o Atlético tem mais de dez: Vitor Hugo suspenso; Lyanco rompeu o tendão de Aquiles esquerdo; Ivan Román sofreu fratura na mão esquerda; Junior Alonso convocado pelo Paraguai; Alan Franco convocado pelo Equador; Alexsander lesão ligamentar no joelho direito; Patrick Silva DM; Igor Gomes suspenso; Cuello DM; Júnior Santos DM; Caio Maia DM.
O clube chegou a pedir a liberação de Alonso e Franco, mas as federações paraguaia e equatoriana, respectivamente, não acatacaram. Com isso, o clube só terá Ruan Tressoldi como zagueiro de ofício. As opções são escalar Saravia improvisado ou usar Vitão, de 17 anos, da base. Outra possibilidade é arriscar e colocar em campo Ivan Román, já que sua lesão é na mão.
Fato é que ele tem algo na mão que o incomoda, que gera dor, mas num momento importante, de clássico, acho que riscos e sacrifícios são pontos a serem considerados. É uma decisão médica que a gente respeita, mas estamos tentando acelerar o processo para que ele possa estar em condições”, afirmou o diretor de futebol Victor Bagy, sobre o uso de Román.
Além dos problemas na zaga, o Galo tem uma incerteza em relação ao ataque. Rony deixou a partida contra o Sport com dor no adutor da coxa direita e é dúvida para o clássico.
Com tantos desfalques, o técnico Jorge Sampaoli pode levar o Galo a campo com Everson; Natanael, Saravia (Iván Román ou Vitão), Ruan Tressoldi, Arana; Fausto Vera, Gabriel Menino, Bernard, Gustavo Scarpa; Biel (Rony) e Hulk.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]