14 de outubro, de 2025 | 07:30
Outubro, um mês especial
Luiz Carlos Amorim *
Outubro é um mês especial. Pra começar, o dia primeiro de outubro de 2015 foi o Dia de Ler. Gente de todas as profissões, de todas as religiões, de todas as cores, de todos os graus de instrução leram, naquele dia, qualquer texto, desde bula de remédio, passando pelo gibi, pelo jornal, indo até os clássicos da literatura, não esquecendo a Bíblia, é claro.
De maneira que o dia primeiro de outubro será o dia da mobilização nacional pela leitura. O DIA DE LER pretende envolver o maior número de pessoas em todo o Brasil, fazendo com que cada um leia um pouco ou um pouco mais.
O dia 12 de Outubro, além de ser o tão esperado Dia da Criança, é também o Dia Nacional da Leitura. Também um dia para nos lembrarmos de ler e de dar livros de presente para nossas crianças. Leitura é diversão, conhecimento, cultura e precisamos praticar todos os dias para comemorarmos apropriadamente o Dia Nacional da Leitura.
Já no dia 15, comemoramos o Dia do Professor, esse ser iluminado que nos ensina a ler e a escrever e, por isso, nos abre os caminhos do mundo e da vida, pois tudo que precisamos aprender está nos livros. Então a profissão mais importante do mundo pois é ela que possibilita que haja todas as outras profissões tem tudo a ver com livro e leitura.
Como deixar fluir a alma pelas pontas dos dedos, a não ser pela criação de um poema”
Ainda no mês de outubro, que vimos aqui ser o mês do livro e da leitura, temos o Dia Nacional do Livro no dia 29. O livro é o registro da nossa civilização, é a perenidade da palavra, não interessa se ele é tradicional, impresso em papel, ou electrónico, ou áudio. Um livro fechado, não lido, não existe. O livro só existe quando é lido, quando é recriado pelo leitor.
Grande data, para ser comemorada com uma grande homenagem a este objeto tão importante para o ser humano, que lhe dá a possibilidade de estudar e adquirir cultura e conhecimento, que registra a passagem do ser humano por este mundo de Deus, com seus hábitos e costumes, com seus sentimentos e emoções.
E para fechar o mês com cultura e literatura, 31 de outubro é o Dia Nacional da Poesia. Sim, a poesia é necessária. Como deixar fluir a alma pelas pontas dos dedos, a não ser pela criação de um poema? A poesia é sentimento, é emoção, é alma, é coração. Como sermos humanos sem poesia? É a poesia que traduz tudo isso.
E viva o livro, viva a leitura, viva a poesia, viva os leitores adultos e as crianças, leitores em formação e viva os professores, que nos ensinam a dar o devido valor aos livros e à literatura.
* Por Luiz Carlos Amorim Escritor, editor e revisor Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, completando 45 anos de trajetória em 2025, editor das revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, Cadeira 19 na Academia Sulbrasileira de Letras e cadeira 19 da Academia Desterrense de Literatura. luizcarlosamorim.blogspot.com.
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
14 de outubro, 2025 | 15:57"Quem lê muito, sabe muito; quem lê pouco, sabe pouco; e quem não lê nada, não sabe nada". Margarete Abreu Xavier.”