12 de outubro, de 2025 | 09:00

Paróquia São Sebastião celebra Festa de Nossa Senhora Aparecida com procissão e missas em Fabriciano

Arquivo pessoal
Pároco da paróquia detalha programação especial em alusão ao dia da padroeira do BrasilPároco da paróquia detalha programação especial em alusão ao dia da padroeira do Brasil

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

A Paróquia São Sebastião, em Coronel Fabriciano, promove desde o início de outubro a novena em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As celebrações ocorrem no Salão Paroquial Dom Lelis Lara, no Centro, e se encerram neste domingo (12), data dedicada à santa, com uma programação especial.

A programação de domingo prevê missas às 7h e 8h30 no salão paroquial, às 10h na comunidade Imaculada Conceição e Carmelo, além de celebração da palavra às 8h30 na comunidade Santo Afonso. Às 17h, os fiéis seguirão em procissão da co-catedral em direção ao salão paroquial, onde será celebrada a missa das 18h.

De acordo com o pároco, Padre José Cláudio, as atividades têm atraído grande participação dos fiéis. “A gente tem as missas também dedicadas para as pessoas que não podem acompanhar a procissão. Na parte da manhã, temos missa aqui na nossa paróquia e, à tarde, saindo da co-catedral, teremos uma grande procissão com as crianças, com aquelas pessoas que se prepararam para fazer a consagração à Nossa Senhora, e teremos no salão paroquial a missa festiva dedicada à Mãe Aparecida”, explicou.

Padre José Cláudio lembrou que os sacerdotes da paróquia pertencem à Congregação do Santíssimo Redentor, a mesma dos missionários redentoristas que administram o Santuário Nacional de Aparecida. “A nossa Congregação Redentorista é confiada ao Santuário Nacional de Aparecida. Então, nós carregamos essa marca, a marca de estar fazendo com que a Nossa Senhora Aparecida e o Santuário sejam bem cuidados, bem divulgados e possam acolher bem os romeiros. Isso marca também as paróquias missionárias redentoristas”, destacou.

Segundo o padre, o vínculo com o Santuário reforça o caráter festivo e missionário da celebração. “Na nossa paróquia redentorista, nós procuramos enfatizar bem a festa da Mãe Aparecida, até porque a nossa província aqui, à qual pertence Coronel Fabriciano, chama-se Província de Aparecida. Então, por isso fazemos com que a festa seja marcada por novena, barraquinhas e um ambiente de alegria, celebrando a Mãe Aparecida”.

Crianças
Durante o domingo, a programação também será voltada para as crianças, visto que na data também é celebrado o Dia das Crianças. “Nós teremos às 12h a reza do terço, teremos a procissão onde as crianças serão homenageadas, e várias delas, da catequese, estarão fazendo seu caminho, agradecendo a presença de Maria com o título da Mãe Aparecida.

Nas missas da manhã e da noite, teremos momentos com as crianças, com distribuição de guloseimas e, após a missa da noite, realizaremos um festival de prêmios, em benefício da nossa paróquia e da co-catedral”, informou o pároco.

Encerrando, o padre deixou uma mensagem aos fiéis e à comunidade. “Eu creio que a grande mensagem que deve ser deixada com a festa da Mãe Aparecida é essa certeza bonita: Maria, tão humana, toda de Deus. Em Maria realizou-se aquilo que um dia também vai realizar em nós. Vamos caminhar com Jesus, viver mais Jesus na nossa vida e construir uma humanidade mais fraterna e um mundo mais humano. Que possamos voltar nosso olhar para os mais simples e necessitados e cuidar da nossa casa comum. Maria é aquela que nos ajuda a cuidar da casa comum”, concluiu o sacerdote.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário