12 de outubro, de 2025 | 09:00
Paróquia São Sebastião celebra Festa de Nossa Senhora Aparecida com procissão e missas em Fabriciano
Arquivo pessoal
Pároco da paróquia detalha programação especial em alusão ao dia da padroeira do Brasil

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Paróquia São Sebastião, em Coronel Fabriciano, promove desde o início de outubro a novena em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As celebrações ocorrem no Salão Paroquial Dom Lelis Lara, no Centro, e se encerram neste domingo (12), data dedicada à santa, com uma programação especial.
A programação de domingo prevê missas às 7h e 8h30 no salão paroquial, às 10h na comunidade Imaculada Conceição e Carmelo, além de celebração da palavra às 8h30 na comunidade Santo Afonso. Às 17h, os fiéis seguirão em procissão da co-catedral em direção ao salão paroquial, onde será celebrada a missa das 18h.
De acordo com o pároco, Padre José Cláudio, as atividades têm atraído grande participação dos fiéis. A gente tem as missas também dedicadas para as pessoas que não podem acompanhar a procissão. Na parte da manhã, temos missa aqui na nossa paróquia e, à tarde, saindo da co-catedral, teremos uma grande procissão com as crianças, com aquelas pessoas que se prepararam para fazer a consagração à Nossa Senhora, e teremos no salão paroquial a missa festiva dedicada à Mãe Aparecida”, explicou.
Padre José Cláudio lembrou que os sacerdotes da paróquia pertencem à Congregação do Santíssimo Redentor, a mesma dos missionários redentoristas que administram o Santuário Nacional de Aparecida. A nossa Congregação Redentorista é confiada ao Santuário Nacional de Aparecida. Então, nós carregamos essa marca, a marca de estar fazendo com que a Nossa Senhora Aparecida e o Santuário sejam bem cuidados, bem divulgados e possam acolher bem os romeiros. Isso marca também as paróquias missionárias redentoristas”, destacou.
Segundo o padre, o vínculo com o Santuário reforça o caráter festivo e missionário da celebração. Na nossa paróquia redentorista, nós procuramos enfatizar bem a festa da Mãe Aparecida, até porque a nossa província aqui, à qual pertence Coronel Fabriciano, chama-se Província de Aparecida. Então, por isso fazemos com que a festa seja marcada por novena, barraquinhas e um ambiente de alegria, celebrando a Mãe Aparecida”.
Crianças
Durante o domingo, a programação também será voltada para as crianças, visto que na data também é celebrado o Dia das Crianças. Nós teremos às 12h a reza do terço, teremos a procissão onde as crianças serão homenageadas, e várias delas, da catequese, estarão fazendo seu caminho, agradecendo a presença de Maria com o título da Mãe Aparecida.
Nas missas da manhã e da noite, teremos momentos com as crianças, com distribuição de guloseimas e, após a missa da noite, realizaremos um festival de prêmios, em benefício da nossa paróquia e da co-catedral”, informou o pároco.
Encerrando, o padre deixou uma mensagem aos fiéis e à comunidade. Eu creio que a grande mensagem que deve ser deixada com a festa da Mãe Aparecida é essa certeza bonita: Maria, tão humana, toda de Deus. Em Maria realizou-se aquilo que um dia também vai realizar em nós. Vamos caminhar com Jesus, viver mais Jesus na nossa vida e construir uma humanidade mais fraterna e um mundo mais humano. Que possamos voltar nosso olhar para os mais simples e necessitados e cuidar da nossa casa comum. Maria é aquela que nos ajuda a cuidar da casa comum”, concluiu o sacerdote.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]