
09 de outubro, de 2025 | 17:42
Homem é condenado por estupro, constrangimento e coação em Iapu
Divulgação
Levado a julgamento no fórum de Inhapim, o réu foi condenado à pena definitiva de 13 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão

Um homem, de 37 anos foi condenado pelos crimes de estupro, constrangimento ilegal e coação no curso do processo, praticados na cidade de Iapu, em 4 de maio de 2025.
Conforme apurado na investigação policial, o homem abordou violentamente a vítima (42 anos de idade na data dos fatos) durante a madrugada, arrastando-a para uma área de mata, onde a manteve em cárcere e a submeteu à conjunção carnal mediante violência e grave ameaça. Durante o ato, a vítima sofreu agressões físicas e foi ameaçada de morte caso procurasse a polícia.
A denúncia foi formulada pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, representada pelo Promotor de Justiça Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro.
Consta no processo que o réu agrediu um homem que tentou socorrer a vítima, configurando o crime de constrangimento ilegal. Após o crime, o réu também ameaçou a vítima para impedir sua denúncia, o que levou à sua condenação por coação no curso do processo.
Sentença
A sentença, proferida pela 1ª Vara da Comarca de Inhapim, reconheceu a autoria e a materialidade dos crimes, ressaltando a extrema violência e o planejamento do agressor, que se aproveitou da vulnerabilidade da vítima.
O réu foi condenado à pena definitiva de 13 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão, em regime inicial fechado, além de 7 meses de detenção e 196 dias-multa.
Foi mantida a prisão preventiva do condenado, negando-se o direito de recorrer em liberdade, em razão da gravidade dos fatos e do risco à vítima.
O Ministério Público considerou a decisão uma importante vitória no enfrentamento aos crimes contra a dignidade sexual, reafirmando o compromisso institucional com a defesa das vítimas e a punição rigorosa de condutas violentas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]