DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

08 de outubro, de 2025 | 15:34

Ipatinga vai sediar etapa municipal da Conferência Estadual de Educação

Divulgação
Por um novo Plano Estadual de Educação, sociedade é convocada a participar de debate histórico que moldará políticas públicas pelos próximos 10 anosPor um novo Plano Estadual de Educação, sociedade é convocada a participar de debate histórico que moldará políticas públicas pelos próximos 10 anos

A cidade de Ipatinga vai sediar, no próximo 12 de novembro, às 18h, na Escola Municipal Padre Bertollo, no bairro Cidade Nobre, a etapa municipal da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (CEEMG 2025–2027). Este é o primeiro passo de um processo democrático que definirá as diretrizes do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais (PEEMG 2028–2038), um documento legal que orientará as políticas educacionais do estado pelos próximos 10 anos, com impacto direto na vida de milhões de cidadãos, destaca a administração ipatinguense.

O PEEMG não é apenas um conjunto de metas e estratégias. O documento é a expressão de um compromisso coletivo com uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade social, capaz de transformar realidades e promover equidade. Instituído atualmente pela Lei nº 23.197/2018, que rege o plano 2018–2028, o documento em vigor está sob avaliação para dar lugar a um novo plano, construído a partir do diálogo entre sociedade civil, educadores, estudantes e gestores públicos.

Organizada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e outras instituições, a CEEMG é um movimento deliberativo que convoca todos os mineiros a não apenas discutir, mas decidir o futuro da educação. A etapa municipal, que ocorre de setembro a novembro de 2025, é o alicerce desse processo.

Consolidar propostas
Em Ipatinga, as discussões locais serão fundamentais para consolidar propostas que reflitam as necessidades e diversidades regionais, conectando o município ao debate estadual. “Este é um momento único para a sociedade assumir o protagonismo na construção de políticas públicas educacionais. Cada voz conta, e cada proposta pode fazer a diferença para o futuro de nossas crianças e jovens”, destaca Ana Cristina Neves Abreu, secretária de Educação de Ipatinga.

As ideias levantadas em Ipatinga seguirão para as etapas territorial (abril de 2026) e final (setembro de 2026), culminando no Documento Final da Conferência, que servirá de base para o Projeto de Lei do novo PEEMG, a ser submetido à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

As inscrições estão abertas até 13 de outubro (segunda-feira) pelo link: docs.google.com/forms.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário