
08 de outubro, de 2025 | 14:36
Ipatinga está entre as cidades alvo da Operação Proteção Integral III em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Divulgação PF
Até a tarde de quarta-feira foram efetuadas 46 prisões em flagrante na operação contra pedófilos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Nacional Proteção Integral III, em ação conjunta com a Polícia Civil de 16 estados brasileiros, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes, praticados principalmente pela internet. Em Minas Gerais, Ipatinga e Governador Valadares estão entre as cidades em que as polícias cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão de investigados por pedofilia.
Conforme balanço divulgado no início da tarde, foram cumpridos, no total, 138 mandados judiciais de busca pela Polícia Federal e 44 pela Polícia Civil. Também foram executados 11 mandados de prisão preventiva. A operação mobilizou 890 policiais, sendo 617 federais e 273 civis. Além disso, foram efetuadas 46 prisões em flagrante (além das preventivas), duas apreensões de menores de idade e duas vítimas foram resgatadas.
A operação resultou em um mandado de busca e apreensão cumprido com prisão em flagrante na região de Juiz de Fora; um na região de Montes Claros; dois mandados de busca e apreensão na região de Varginha; dois mandados com prisão em flagrante na região de Ipatinga; um na região de Uberaba; outro em Governador Valadares; e o último, também com prisão em flagrante, na região de Divinópolis.
Objetivo
A operação tem como meta o cumprimento simultâneo de mandados de busca, apreensão e prisão preventiva em todo o país. Coordenada pela Polícia Federal, a ação integra os esforços nacionais de combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.A ação reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto de defesa da infância e da adolescência. A Operação Proteção Integral III dá continuidade às edições anteriores, deflagradas em março e maio de 2025, evidenciando o trabalho permanente da Polícia Federal nessa frente de combate”, informou a PF por meio de nota.
Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais, demonstrando o empenho da instituição em proteger crianças e adolescentes e responsabilizar autores de crimes dessa natureza.
Alerta aos pais e responsáveis
A Polícia Federal alerta país e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre os riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes. (Com informações da Assessoria de Comunicação da PF-MG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]