
08 de outubro, de 2025 | 08:40
Golpes que ameaçam exclusão de contas na internet importunam moradores da região
Tentativas de golpe que incentivam usuários a atualizarem informações de contas de e-mail e terem suas informações roubadas são aplicadas na região do Vale do Aço cada vez com mais constância.
Nos e-mails enviados, os estelionatários alegam que detectaram que as informações vinculadas à conta das supostas vítimas estão desatualizadas e, caso elas não tomem a medida que os marginais querem, é possível ter o serviço interrompido. Ou seja, ameaçam a exclusão do perfil.
Os golpistas ainda dão prazos para que as vítimas ajam, na tentativa de fazer com que elas tomem alguma atitude na impulsividade e de maneira rápida. O prazo neste tipo de golpe é de 24 horas. A informação foi repassada à reportagem do Diário do Aço por leitores do jornal que recebem constantemente essas importunações.
Na mensagem, escrevem que a atualização é rápida, segura e evita restrições ao acesso, complementando, ainda, que o acesso pode ser temporariamente restrito se não houver atualização dentro do tempo informado.
No e-mail, há um botão que dá a opção para as pessoas clicarem em regularizar”. Ao fazer isso, dá acesso aos estelionatários a terem ganhos ilícitos que desejavam.
Precaução
Para evitar ser vítimas de fraude, o suporte do Google orienta que as pessoas prestem atenção que os golpes são pensados para criar um sentimento de urgência, por isso, é preciso pensar bem sobre o que está ocorrendo, além de pesquisar, bem como conferir, as informações que recebem para refletir se fazem sentido. Por fim, entender que nenhuma pessoa ou agência respeitável exige pagamentos, informações pessoais ou ações imediatas.
Também é indicado verificar os URLs antes de clicar em links desconhecidos, buscar informações sobre a página da Web, loja ou empresa usando a ferramenta, e procurar recursos oficiais, desconfiando de formatações incomuns. Caso o cidadão já tenha caído em um golpe, é necessário procurar as autoridades competentes e/ou a central de denúncias de fraude da região.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]