Usiminas Plantio 728x90

07 de outubro, de 2025 | 16:45

Banco de Alimentos recebe remessa de doações

Divulgação
Produtos foram doados pela organização da Corrida do Aço, promovida pelo Instituto Usiminas em Ipatinga no domingo (5)Produtos foram doados pela organização da Corrida do Aço, promovida pelo Instituto Usiminas em Ipatinga no domingo (5)

O município de Timóteo recebeu esta semana uma remessa de alimentos, incluindo caixas de leite longa vida, destinada ao futuro Banco de Alimentos. A ação é fruto da parceria com o Instituto Usiminas, organizadora, junto a empresa Pace 3, da Corrida do Aço, realizada no último fim de semana.

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene Souza, celebrou o momento e explicou que a estruturação do Banco de Alimentos está em fase avançada. A sede provisória será instalada na avenida Acesita, no bairro Olaria, e o processo de legalização do imóvel já está em andamento.

Desde junho, a administração de Timóteo busca a formalização da política pública de segurança alimentar. A Câmara Municipal aprovou e o prefeito, Capitão Vitor, sancionou duas leis fundamentais: a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional e a Lei do Banco de Alimentos. Ambas garantem que o município esteja habilitado para receber doações e gerir a distribuição de forma transparente e legal.

Responsável pelo Programa de Segurança Alimentar de Timóteo, Eder Nogueira reforça a importância da primeira remessa. “Isso prova a grandiosidade de ter a segurança alimentar no município. É o primeiro passo de muitos que o Banco de Alimentos vai dar. Vamos chegar a muitas famílias”.

Quem será beneficiado
O público-alvo do Banco de Alimentos será composto por famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelos quatro CRAS e pelo CREAS do município. Além disso, haverá encaminhamentos por parte das unidades de saúde e escolas, reforçando o caráter intersetorial da política.

“Não é bem um cadastro fixo. São famílias que estão em acompanhamento por serviços como o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), Serviço de Convivência, Medida Socioeducativa e Abordagem Social. O foco é aquele que vivencia insegurança alimentar e risco social,” explica Luciene.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário