06 de outubro, de 2025 | 18:11

Moradores de Santana do Paraíso podem ter que pagar mais IPTU em 2026

Medida é um dos impactos da Lei Municipal nº 1.263 de autoria do vereador Normando Caldeira_

Thiago Duarte/Arquivo DA
''Esse projeto não foi discutido conosco'', afirma Bruno Morato ''Esse projeto não foi discutido conosco'', afirma Bruno Morato

Foi promulgada em Santana do Paraíso a Lei Municipal nº 1.263, de 25 de setembro de 2025, que institui a Política Municipal de Transparência na Cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Apesar do caráter de transparência, a lei deve gerar impactos diretos no bolso dos contribuintes. Para atender às novas exigências, todos os contribuintes deverão ser recadastrados, ocasião em que a área do imóvel será verificada e confrontada com a situação do cadastro atual.

O vereador Normando Caldeira, autor do Projeto de Lei, defende que é preciso dar mais transparência ao IPTU, fazer justiça tributária e aumentar a arrecadação, mas, na prática, pode resultar em aumento considerável no valor pago pelos contribuintes. “Faltou sensibilidade ao vereador. Esse projeto não foi discutido conosco. Essa cobrança vem em momento inoportuno, tendo em vista que o cenário previsto para 2026 é de crise econômica”, aponta o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.

Entre os casos que podem ser afetados estão os de contribuintes que adquiriram um lote e construíram, mas não solicitaram o reenquadramento do imóvel; nessas situações, o imposto será recalculado. Além disso, propriedades localizadas em áreas que antes eram consideradas rurais, mas que hoje têm classificação urbana, perderão o direito à isenção do tributo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

06 de outubro, 2025 | 18:52

“? a primeira vez que vejo um Prefeito ser contra o aumento de arrecadação.”

Envie seu Comentário