Usiminas Plantio 728x90

06 de outubro, de 2025 | 17:50

Obras do contorno viário de Timóteo devem começar em 2026, informa prefeito

Divulgação
Capitão Vítor deu detalhes de tudo o que envolve a obraCapitão Vítor deu detalhes de tudo o que envolve a obra

Com o projeto executivo em fase de contratação, a expectativa é que as obras do contorno viário de Timóteo sejam iniciadas já em 2026. O prefeito Capitão Vitor (Republicanos) relembrou o longo histórico da rodovia LMG-760, cuja construção começou há décadas com o objetivo de ligar a MG-762 à BR-381. No entanto, a ausência do contorno viário deixou a cidade exposta ao tráfego pesado, gerando transtornos aos moradores e danos à infraestrutura urbana.

“Hoje enfrentamos um fluxo intenso de caminhões dentro da cidade, o que desgasta nosso asfalto e afeta diretamente a segurança e o bem-estar da população. Há residências na saída para Cava Grande com rachaduras causadas pela circulação constante de carretas. É uma situação urgente”, destacou o prefeito.

Após diversas reuniões com representantes do governo do Estado, foi anunciada a abertura do edital para licitação do projeto executivo.

“O projeto executivo deve levar cerca de um ano, e em seguida virá a licitação da obra. Com isso, esperamos iniciar os trabalhos em 2026”, afirmou Capitão Vitor.

Impacto econômico e social
Além de retirar o tráfego pesado do centro urbano, o contorno viário terá papel estratégico no desenvolvimento regional. A obra facilitará o recebimento de matérias-primas e o escoamento da produção industrial, especialmente no setor metal mecânico, atraindo novos investimentos e empresas para a região.

Embora ainda não haja confirmação sobre participação da iniciativa privada, o projeto conta com investimentos do governo do Estado e apoio institucional do município. A expectativa é que, com o avanço do projeto executivo, novas parcerias possam ser firmadas para acelerar a execução da obra, vislumbra o Executivo local.

Recursos garantidos
Segundo o prefeito, os recursos para a obra serão viabilizados pelo Estado, com apoio de um acordo que envolve também a União e o município. A inclusão de Timóteo entre os 49 municípios atingidos pela tragédia de Mariana fortalece a possibilidade de investimento: “Estamos em um momento propício para que o Estado analise esse investimento. Essa é uma obra do Estado, e acreditamos que, após o projeto executivo, virá a licitação e o início das obras o mais breve possível”.

Planejamento técnico
A Secretaria de Planejamento de Timóteo tem atuado diretamente na elaboração do traçado e na viabilidade técnica do projeto. A equipe municipal colaborou com o Estado para ajustar o percurso, tornando-o mais eficiente e menos impactante para áreas densamente povoadas.

Estudos ambientais estão em andamento para garantir que o traçado respeite nascentes e áreas sensíveis, especialmente após a mudança que evitou o Parque do Rio Doce, destaca o governo. A pista contará com duas faixas, uma para cada sentido, e vias marginais para acesso e saída. A principal obra será o viaduto sobre o rio Piracicaba, com alças de acesso que facilitarão a conexão entre bairros e municípios.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário