03 de outubro, de 2025 | 18:53
Caratinga confirma primeira morte por febre maculosa
A administração municipal de Caratinga, o colar metropolitano do Vale do Aço, confirmou nesta sexta-feira (3) que foi registrado um óbito por febre maculosa no município.Segundo a nota da prefeitura, a vítima é uma mulher de 64 anos, residente na cidade, que faleceu no dia 10 de setembro de 2025. Essa é a primeira morte por febre maculosa na região em 2025.
A confirmação foi feita por meio de exame laboratorial (PCR), realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Por meio de nota oficial, o governo local alerta que a Febre Maculosa é uma doença infecciosa grave, causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitida principalmente pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense). O diagnóstico precoce e o tratamento imediato com antibióticos adequados, como a doxiciclina, são fundamentais para reduzir o risco de complicações e óbito.
As equipes de saúde e vigilância ambiental estão adotando as medidas cabíveis para investigação do local provável de infecção, monitoramento de contatos, além de ações de orientação e controle vetorial na região.
Reforçamos à população a importância de evitar áreas sabidamente infestadas por carrapatos, especialmente em períodos quentes e úmidos; usar roupas claras e de mangas compridas ao transitar por áreas de mata ou pasto; inspecionar o corpo e roupas após visitas a áreas de risco, removendo imediatamente qualquer carrapato encontrado; e procurar imediatamente a unidade de saúde ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça intensa, manchas pelo corpo ou mal-estar geral, principalmente com histórico recente de exposição a carrapatos”, finaliza a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]