
03 de outubro, de 2025 | 16:56
Casal de Ipatinga recebe certificado e está apto a acolher crianças e adolescentes
Divulgação
Moradores do Bom Jardim, Vicente e Elaine celebram participação no Serviço Família Acolhedora Laços de Afeto

O governo de Ipatinga promoveu, na tarde desta sexta-feira (3), a entrega do certificado à primeira família habilitada no Serviço Família Acolhedora Laços de Afeto. O casal, residente no bairro Bom Jardim, concluiu todas as etapas do processo de habilitação e, agora, está preparado para acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados de seus lares por decisão judicial, detalhou a administração.
O vice-prefeito Pedrão Freitas, entusiasta do programa, participou da cerimônia e expressou sua emoção. Quero agradecer a todos, especialmente a Elaine e Vicente, que demonstraram interesse e compromisso com o acolhimento. Eles cumpriram todas as fases do processo, comprovando plena capacidade para atuar como família acolhedora. Essa iniciativa é especial, tanto tecnicamente quanto humanamente, pois exige amor, empatia e dedicação”, destacou.
Primeira família habilitada
Em Ipatinga, o Serviço Família Acolhedora foi instituído pela Lei Municipal 4.845, de 22 de março de 2024, e já certificou sua primeira família. O interesse das pessoas fortalece o programa. A administração municipal elaborou um plano de expansão, que inclui divulgação, desenvolvimento de estratégias de trabalho e revisão do processo de habilitação. Esse processo é um dos principais desafios do serviço, que conta com acompanhamento contínuo da equipe técnica da Assistência Social”, explicou Nara Rúbia Pimenta de Souza, servidora efetiva e coordenadora do SFA em Ipatinga.
Elaine Pereira Gomes de Assis, 49 anos, e Vicente Dias de Assis, 58, moradores do Bom Jardim, não escondem a empolgação com a conquista do certificado. Queremos que nosso gesto represente esperança para as crianças e adolescentes acolhidos. Nos preparamos intensamente para esse momento e garantiremos amor, afeto, empatia, carinho e atenção em nosso lar”, afirmou Elaine.
Nossa vida vai mudar para melhor”
Com experiência em projetos comunitários e de apoio social, Vicente destacou seu engajamento em iniciativas voltadas para jovens. Sempre me preocupei com o bem-estar de crianças e adolescentes. Quando descobrimos o Família Acolhedora, sentimos que era a oportunidade certa. Estamos confiantes de que transformaremos a vida de quem acolhermos, e a nossa também será enriquecida”, declarou.
Para mais informações, contate o serviço pelo telefone (31) 97209 6228 ou pelo e-mail: [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]