03 de outubro, de 2025 | 16:31

Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga passa a se chamar Sergio Leite de Andrade

Divulgação
Solenidade realizada nesta sexta-feira marcou a denominação do auditório do HMEM, eternizando o nome do ex-presidente da UsiminasSolenidade realizada nesta sexta-feira marcou a denominação do auditório do HMEM, eternizando o nome do ex-presidente da Usiminas

A administração de Ipatinga realizou, na manhã desta sexta-feira (3), uma cerimônia simbólica no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) para marcar a denominação do auditório, que passa agora a se chamar Sergio Leite de Andrade. A homenagem foi proposta pelo vereador Pastor Fernando Castro, por meio do Projeto de Lei 178/2025, aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Gustavo Nunes (Lei nº 5.193 de 01/09/2025). As informações foram divulgadas pela administração municipal.

A cerimônia foi prestigiada por familiares, amigos e autoridades políticas. Estiveram presentes o prefeito Gustavo Nunes; o vice-prefeito, Pedrão Freitas; o secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros; outros secretários e servidores do Executivo; além do presidente da ACIAPI, Luís Henrique Alves; o presidente da AAPI, Joaquim Cândido Ferreira; o diretor de Comunicação da Usiminas, Roberto Gonzales; a gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Usiminas, Tayná Vieira; e o filho do homenageado, Sérgio Leite de Andrade Filho.

O auditório ainda não possuía denominação oficial. No projeto, o vereador justificou a homenagem ressaltando a destacada trajetória profissional, institucional e social de Sergio Leite, que deixou um impacto profundo para Ipatinga e para o Vale do Aço. Na solenidade, o vereador Pastor Fernando Castro destacou a importância da iniciativa.

“É um dia muito especial. Tenho a felicidade de homenageá-lo com a denominação do auditório. Ele merece a homenagem de nossa cidade, por isso apresentei o projeto. Uma homenagem pelos quase 50 anos dedicados à Usiminas, destacando sua trajetória. Sérgio Leite sempre demonstrou uma ligação profunda com a cidade, além de uma liderança humanizada e visão estratégica”, afirmou.

O prefeito, em sua fala, destacou o papel fundamental de Sergio Leite no enfrentamento à covid-19 e lembrou que a escolha do auditório do HMEM não foi por acaso. “Em 2021 vivíamos uma situação difícil. Passamos e vencemos, mas não venceríamos sem a ajuda do Sergio Leite. Eu tinha dois grandes medos naquele momento: que faltassem os kits de intubação para os pacientes do HMEM, como já ocorria em Minas e em outros estados; e que o oxigênio medicinal pudesse acabar. A Usiminas, por meio da intervenção de Sergio Leite, garantiu o fornecimento, e isso salvou milhares de vidas”, declarou.

O filho do homenageado, Sergio Leite de Andrade Filho, também falou emocionado. “Para mim é uma grande alegria receber essa homenagem. Foi aqui que a carreira do meu pai começou, aqui que eu e minha irmã fomos criados. Guardo este momento com muito carinho, pois tem um valor especial, ainda mais por vir da casa do povo”, disse.

No descerramento da placa, participaram o prefeito Gustavo Nunes, o vereador Pastor Fernando Castro e Sergio Leite de Andrade Filho.

Trajetória de Sergio Leite
Ex-presidente da Usiminas, Sergio Leite de Andrade faleceu no dia 14 de julho deste ano, aos 71 anos. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sérgio Leite assumiu a presidência da Usiminas em 2016. Em maio de 2022, deixou o cargo e passou a integrar o Conselho de Administração da companhia.

Sob sua liderança, conduziu a empresa em um dos momentos mais difíceis e conturbados de sua história, conciliando habilidade técnica, dinamismo e espírito humanitário. Destacou-se também pela reaproximação da Usiminas com as comunidades onde atua.

Durante a pandemia, orientou ações fundamentais no combate ao coronavírus, como campanhas de conscientização, doação de materiais de higiene e EPIs a profissionais de saúde, além do fornecimento de gases hospitalares para garantir a estrutura das UTIs do Hospital Municipal de Ipatinga.

Sua atuação em favor da comunidade do Vale do Aço foi ampla e diversa, com iniciativas nas áreas de saúde, assistência social, esporte, cultura, lazer, meio ambiente, economia, diversidade e inclusão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário