03 de outubro, de 2025 | 08:45
Mais de 1.500 pessoas prestam concurso em Ipatinga no próximo domingo
Rovena Rosa/Agência Brasil
Ipatinga é a única cidade da região a ter a aplicação das provas, assim como na primeira edição

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), também chamado de Enem dos Concursos”, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), irá mobilizar 1.557 pessoas inscritas para fazer a prova em Ipatinga. Os dados foram apurados pelo Diário do Aço junto à pasta responsável.
A prova será aplicada no próximo domingo (5) em diversos pontos da cidade. Incluindo Ipatinga, 26 municípios mineiros terão locais de provas.
Para viabilizar a aplicação das provas em Minas Gerais, uma rede de instituições de ensino foi preparada, garantindo infraestrutura adequada, acessibilidade e segurança. A logística contará com fiscais, aplicadores e equipes de apoio, além do monitoramento nacional coordenado pelo MGI e pela Enap, que acompanharão em tempo real a aplicação das provas. Assim como em todo país, as forças de segurança do Estado estão apoiando a realização do CPNU 2, tanto no transporte das provas, como nos locais de sua realização.
Ainda de acordo com o MGI, ao todo, 51.142 pessoas candidatas confirmaram inscrição para a prova objetiva em Minas Gerais, o que representa 6,75% em relação ao total nacional.
Deste montante, 29.218 (57,13%) são mulheres, enquanto 21.922 (42,86%) são homens. Além disso, são 13.041 negros, 222 indígenas, 390 quilombolas e 1.948 pessoas com deficiência inscritas.
O CPNU está construindo um serviço público com a cara do Brasil ao integrar esforços de inclusão, com reforço das ações afirmativas, e de democratização do acesso às carreiras públicas, facilitando a participação de pessoas de todas as regiões do país", garantiu a ministra da Gestão, Esther Dweck.
O certame, que oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos, atraiu candidatos de 4.951 municípios e terá provas aplicadas simultaneamente em 228 cidades.
A lista de convocados para a segunda prova será divulgada no dia 12 de novembro e a prova discursiva será no dia 7 de dezembro.
A primeira lista de pessoas candidatas classificadas no CPNU será divulgada no dia 20 de fevereiro. A partir dessa data, serão feitas três chamadas de confirmação de interesse. Caso algum candidato chamado na primeira lista desista do concurso, ele pode abrir espaço para novos convocados. A lista após a terceira confirmação de interesse será divulgada em 16 de março.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]