01 de outubro, de 2025 | 16:24
''Parque de Histórias'': projeto de incentivo à leitura é lançado em Timóteo
Matheus Valadares
Trabalho produzido por Flora Manda conta com apoio da Fundação Emalto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural Flora Manga lançou, na noite de terça-feira (30), na Fundação Emalto, em Timóteo, o projeto cultural Parque de Histórias. A iniciativa trabalhará com estudantes e educadores da rede municipal de ensino, com o objetivo de promover a leitura.
Criado há cerca de cinco anos, o projeto chega à terceira edição em 2025, com patrocínio da Fundação Emalto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Segundo Flora Manga, o Parque de Histórias” reúne três produtos culturais voltados para a educação e a promoção da leitura. O primeiro é um workshop de formação destinado a professores da rede municipal, com técnicas de narração e fundamentos da jornada do herói, que podem auxiliar tanto na elaboração de aulas quanto na contação de histórias.
O projeto inclui ainda espetáculos de narração que circularão por cinco escolas de Timóteo. As instituições beneficiadas são: Escola Novo Tempo, no bairro Limoeiro; Escola Angelina Alves de Carvalho, no Centro-Sul; Escola Clarindo Carlos Miranda, no Macuco; e Escola Professora Maria Aparecida Martins Prado, no bairro Alvorada.
Matheus Valadares
Ao fim da apresentação do projeto, as pessoas presentes receberam um kit de materiais

As histórias sempre foram o veículo mais eficaz de transmissão de valores, de conhecimentos e de amor. Isso se perdeu. Então um projeto como esse incentiva muito mais do que a leitura. Incentiva o resgate de vínculos afetivos entre pais e filhos, entre professores e alunos, através das histórias”, afirmou Flora Manga, em entrevista ao Diário do Aço.
O projeto também contempla o lançamento do livro de literatura infantil Lenda do Guaraná”, com ilustração em aquarela. Serão distribuídos mil exemplares gratuitamente para estudantes da rede pública municipal.
Presente no evento de lançamento, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, France-Jane Araújo Pereira, destacou a relevância da iniciativa. É uma oportunidade única, que vem somar aos esforços que temos feito para incentivar a cultura, a leitura e a participação das crianças em projetos e concursos. As escolas estão muito felizes, os diretores encantados e as crianças terão acesso a livros, histórias e novas práticas de leitura no dia a dia”, pontuou.
Além da secretária, participaram do lançamento representantes do Conselho da Infância e da Adolescência, do Conselho Tutelar, professores, gestores das escolas atendidas e integrantes da Fundação Emalto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]