DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

30 de setembro, de 2025 | 17:47

Moradores do Bom Retiro reclamam de esgoto a céu aberto que existe há cerca de 12 anos

Anderson Figueiredo
Residentes afirmaram que a Copasa já compareceu várias vezes ao local, mas ainda não há solução Residentes afirmaram que a Copasa já compareceu várias vezes ao local, mas ainda não há solução

A reportagem do Diário do Aço foi procurada por moradores do bairro Bom Retiro, em Ipatinga, que informaram sobre esgoto a céu aberto que existe há cerca de 12 anos na rua Padre Anchieta. As pessoas informaram que a Copasa já foi acionada diversas vezes ao longo dos últimos anos, e compareceu para verificar o problema histórico, no entanto, nunca apareceu uma solução. Em uma nova tentativa de resolver a situação, recentemente cavou um buraco na via pública, o que dificulta transitar pelo local.

Cacilda Grimaldi Ferreira mora na rua há 54 anos e relatou ao jornal que o maior problema é o odor. “O mau cheiro está prejudicando, e os carros também não podem nem virar onde o buraco está situado. Eu não estou vendo quase nenhum movimento por aqui”, desabafou.

Valéria Monteiro, que vive na rua há nove anos, contou que se trata de um problema antigo, que, antes, chegava a inundar as casas quando as obras começaram. “Para fazer uma galeria aqui, compuseram de manilhas plásticas e de material de cerâmica, e, por isso, elas não se encaixaram de uma forma adequada. Então, neste período de uns 12 anos, ocorre este problema”, explicou.
Anderson Figueiredo
Segundo os moradores, uma adolescente já se acidentou dentro do buraco cavado pela companhia Segundo os moradores, uma adolescente já se acidentou dentro do buraco cavado pela companhia


Valéria enfatizou que é possível enfrentar ainda mais problemas com a chegada do período chuvoso. A mulher relatou que há um poste com tendência de cair devido ao vazamento, próximo a cratera. “Já caiu uma adolescente dentro do buraco feito. E, quando o poste cair, será muito fácil para a Copasa alegar que é um problema da Cemig. Todo dia ela (a Copasa) vem aqui, tira um pedacinho, passa um trator, faz isso, faz aquilo, volta depois de uma semana, 15 dias, mas não faz o que tem que ser feito. E nossas contas chegam todos os meses para pagar”.

Áurea Dahas, que reside há 11 anos na localidade, detalhou que procurou a Copasa nesta segunda-feira (29), e que foi enviada uma picape para limpar o esgoto.

“Tinham que mandar um caminhão para sugar a água. Fizeram o buraco na quinta-feira passada, cobriram, voltaram na sexta e ficaram o dia inteiro parados, e o esgoto se encheu no fim de semana. Estávamos com esperança que na segunda arrumariam. Somente estacionaram um trator nesta terça e um caminhão passou e foi embora. Falam que está em manutenção, mas que manutenção?”, indagou.
Anderson Figueiredo
O vazamento atinge diversos pontos da rua Padre AnchietaO vazamento atinge diversos pontos da rua Padre Anchieta


Já Luciana Oliveira Lima, que mora na rua Padre Anchieta há quatro anos, alegou que ao tomar banho em sua residência, dentro do box, a água não desce e está voltando. “Queria pedir à Copasa que olhasse para nós um pouco. Sai muita barata e muitas fezes dos vazamentos”, acrescentou.

O que diz a companhia
Procurada pelo Diário do Aço, a Copasa informou que enviou uma equipe operacional com um caminhão hidrojateador nesta segunda-feira (29) à rua para desobstruir a rede de esgotamento sanitária na localidade. “Na oportunidade, foi aberta uma vala na via para acesso à rede, mas a manutenção não foi concluída devido ao excesso de barro na mesma e parte da rede que está danificada”, pontuou.

Destacou, também, que a empresa programou para esta quarta-feira (1/10) o retorno da equipe operacional com o caminhão hidrojateador ao local para substituir o trecho da rede que está danificada e concluir os trabalhos.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

*curioso*

30 de setembro, 2025 | 18:22

“Interessante! Moradores do Bom Retiro se acham kkkkkkk agora que lutem”

Envie seu Comentário