30 de setembro, de 2025 | 14:37

Ipatinga amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

Divulgação
Jovens de 15 a 19 anos que nunca foram vacinados podem procurar qualquer UBS de Ipatinga para receber a dose única até dezembro de 2025Jovens de 15 a 19 anos que nunca foram vacinados podem procurar qualquer UBS de Ipatinga para receber a dose única até dezembro de 2025

A faixa etária para vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi ampliada temporariamente pelo Ministério da Saúde. Além de meninos e meninas de 9 a 14 anos, também podem ser vacinados adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido nenhuma dose.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga. Para se imunizar, é necessário apresentar documento de identidade e cartão vacinal. Durante o atendimento, as equipes verificam a caderneta e oferecem a atualização de outras vacinas pendentes, informa o governo de Ipatinga.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, destacou a importância da ampliação do acesso. “Nosso objetivo é garantir que nenhum adolescente dessa faixa etária fique sem acesso à vacina. É uma oportunidade de prevenção contra o HPV”, afirmou.

O HPV é um vírus transmitido principalmente por via sexual e relacionado a verrugas genitais e a diferentes tipos de câncer, como os de colo de útero, pênis, ânus, boca e garganta. A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção.

De acordo com o Ministério da Saúde, para a faixa etária estendida será aplicada apenas uma dose da vacina quadrivalente (HPV4), suficiente para garantir a proteção. A ampliação é válida até dezembro de 2025 e abrange todos os municípios de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário