Usiminas Plantio 728x90

30 de setembro, de 2025 | 08:45

Outubro deve ter pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento e granizo

Dani Roque
Chuva deve ficar acima da média na Região Metropolitana do Vale do Aço Chuva deve ficar acima da média na Região Metropolitana do Vale do Aço

Nesta quarta-feira tem início o mês de outubro, período em que a circulação atmosférica começa a ser alterada e caem as primeiras pancadas de chuva mais intensas, que são acompanhadas de rajadas de vento e até de granizo.

É o que explica o meteorologista que atua no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki, ouvido pela reportagem do Diário do Aço.

Conforme pontua Lizandro, na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), há o histórico de ocorrer chuva intensa a partir do décimo mês do ano, e, quanto à temperatura, ao longo dos dias, ainda há chances de haver muitas variações.
“Estamos na transição entre a estação seca, que vai até setembro, e a estação chuvosa, que começa, de fato, no final de outubro e início de novembro. A região é relativamente homogênea climatologicamente. A previsão é de chuva e temperatura levemente acima da média”, afirma.

Chuva
Segundo aponta o meteorologista, um sistema de alta pressão atmosférica atua e vai inibir a formação de nuvens de chuva, deixando o céu predominante claro. “Em quase todo o estado de Minas Gerais, o mês de outubro é quando observamos episódios de chuva e temperatura mais intensas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário