
27 de setembro, de 2025 | 17:00
Política de regionalização do turismo alcança 100% de associados do CTMAM
Divulgação/CTMAM
Instâncias trabalham na valorização do patrimônio cultural, histórico e natural das regiões
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) divulgou na última semana a listagem dos municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais, por meio das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). O levantamento confirma a força do setor turístico no estado, reconhecendo os esforços de gestores e lideranças locais que trabalham pela valorização do patrimônio cultural, histórico e natural de suas regiões.
No total, foram certificadas 47 Instâncias de Governança Regionais e 627 municípios, incluindo o Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM) e os seus 20 municípios atualmente filiados. Na região da Mata Atlântica, foram certificados os seguintes municípios: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Iapu, Ipaba, Inhapim, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Santana do Paraíso, São José do Goiabal, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga.
Um destaque especial foi reservado aos municípios novatos no Circuito, que chegaram fortalecendo a rede regional: Iapu, São José do Goiabal e Santa Maria de Itabira, além de Bugre, que já estava filiado há mais tempo. A entrada dessas cidades amplia a abrangência do CTMAM e traz novas possibilidades de integração e projetos conjuntos, estimulando ainda mais o turismo sustentável e a valorização das tradições locais”, avaliou a assessoria.
Com o encerramento do processo anual de certificação das IGRs e dos municípios, o número de contemplados é maior que o anterior (627 x 520) e reflete a política de inovação da Secult-MG que torna o processo de habilitação mais acessível e eficiente para compor o Mapa do Turismo Regional de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]